Image Map

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O QUE ESTA ACONTECENDO?

Estou muito preocupado com a arbitragem alagoana nesta temporada, e alguns critérios que estão sendo adotados pelo Presidente da CEAF-AL, Hércules Martins.

O nosso Aspirante FIFA, Francisco Carlos do Nascimento, melhor árbitro de Alagoas, primeiro colocado no ranking da entidade alagoana, esta três rodadas sem atuar. Perguntei ao Hércules qual o motivo, e ele me respondeu que era uma questão técnica da própria Comissão e que o árbitro não estava punido. Acho que é correr risco demais. Se o cara é bom, o melhor, tem que atuar toda rodada. Esta é a minha opinião.
Com isso o presidente deixaria de esta passando por certas coisas. Como este comentário feito em um site nacional de arbitragem. Confira:

21/02/2011 - Dando seqüência ao péssimo momento vivido pela comissão de arbitragem de Alagoas, mais um caso escabroso para a vasta lista do dirigente maior da CEAF/AL. Desta vez, o ocorrido, a ameaça de morte sofrida pelo árbitro Josevaldo de Melo foi em decorrência do senhor Hércules Martins querer promover o citado árbitro a todo custo e fazer uma renovação mesmo que seja sem critérios e com conchavos pessoais, onde faz o uso de árbitros esforçados mais sem experiência o bastante para suportar as pressões no interior do estado, que por vezes dirigentes e políticos locais fazem uso de brucutus e leões de chácara para ameaçar e coagir a arbitragem tentando com isso tirar vantagens para suas equipes.

Não sei se o Hércules tem algum desafeto neste site, pouco me interessa, mais que o relator pegou pesado, pegou. Não precisava também atacar desta forma, na minha opinião desnecessário.
Agora, que esse tipo de comentário e crítica poderiam ter sido evitados.
Outra coisa que tenho acompanhado dentro da FAF, local que cubro diariamente para a Rádio Difusora 960-AM, que apesar de uma temporada regular que os árbitros de Alagoas vêm fazendo no Alagoano 2011, a nível nacional a coisa não anda muito boa.
Após o alto investimento na pré-temporada 2011, com instrutores da FIFA, com atividades durante toda semana, tudo sendo pago com recursos dos próprios árbitros, motivo até de grande insatisfação por parte de muitos, inclusive recebendo críticas duríssimas do Presidente do SINDAFAL, Charles Hebert que falou um monte de coisa para a imprensa alagoana, gerando um certo mal estar entre as entidades no final do ano passado. Até o ex-árbitro e ex-Presidente da CEAF-AL , meu amigo radialista Sebastião Canuto da Hora, foi a imprensa para dizer que a CEAF-AL e o SINDAFAL , não se entendiam. Coloquei os dois presidentes para falar sobre o assunto numa matéria dentro da Resenha Esportes em Destaque e eles negaram tal problema, chegando até a trocar elogios. Assunto encerrado.
Mais vida que segue. Voltando a falar da arbitragem alagoana propriamente dita.
O devido retorno não está acontecendo, estados como Maranhão, Acre, Rondônia, Tocantins, Sergipe, Rio grande do Norte, Paraíba, etc. já estrearam nos primeiros jogos da Copa do Brasil 2011, foram 42 jogos sorteados pela CBF, apenas Alagoas, Amapá, Roraima e Piauí não participaram das arbitragens desses jogos.
O que está acontecendo? Perguntei também ao Hércules sobre se estaria tendo algum tipo de problema entre a C.A. CBF e a CEAF-AL, e ele me respondeu que não, nenhum problema. Muito estranho, vocês não concordam ?
Estados sem muita tradição no futebol trabalham na frente de Alagoas, obtive informações com um companheiro de São Luís do Maranhão com quem troco informações via e-mail sobre arbitragem e federações, que algumas Comissões Estaduais de Arbitragem nem realizaram pré-temporada, mais já trabalharam na frente de Alagoas, porque será? Isso eu ainda não perguntei ao Hércules.
Alagoas até foi para o sorteio das duas primeiras rodadas, mas pesquisando a planilha dos sorteios extraída no site da CBF, descobri que Alagoas é um dos únicos estados que não vai para o sorteio com dois árbitros para a mesma partida, o que na linguagem da arbitragem, chama-se de sorteio "Casado", ou seja, se não cai um, cai o outro e Alagoas é representada. Não engulo isso nem a pau.
Então qual critério utilizado pela CBF para impor mais essa dificuldade para Alagoas?
O Hércules fala bastante sobre a boa relação com o Presidente da Comissão de Árbitros da CBF, que vem participando de vários cursos, mas na prática não estamos vendo os resultados esperados. Seu Sérgio , olha um pouco mais para Alagoas!
Acho que está na hora de uma intervenção maior por parte do Presidente da FAF nesse processo. Da mesma forma que conseguimos trazer o Flamengo para cá com uma boa política, também poderíamos utiliza-lá em prol dos nossos árbitros. Vamos aguardar os próximos sorteios, espero que o Chicão esteja neles , segundo Hércules, estava guardando o número um para estes jogos difíceis da décima primeira rodada do Campeonato Alagoano de Futebol Profissional.Sei da competência dos nossos árbitros, sei também da idoneidade moral do presidente da CEAF-AL, e é por saber e conhecer isso a fundo é que estou indignado e preocupado com esta situação.
Temos sem dúvida um dos melhores quadros de árbitros do país, só esta faltando prestigio e reconhecimento do trabalho que vem sendo feito em Alagoas dentro do nosso futebol. Esta é a minha opinião

Um comentário:

  1. Pois é meu amigo, do jeito que as coisas andam por aqui, logo logo vai haver greve de árbitros, isso se eles tiverem um mínimo de organização.

    Um absurdo deixarem políticos ameaçarem o trabalhos deles.

    Abraços.

    ResponderExcluir