Deu Santa Cruz na primeira partida da decisão do campeonato pernambucano de Futebol Profissional 2011, 2 a 0 para cima do Sport. Com várias polêmicas, muita catimba e muitos erros de arbitragem, ingredientes perfeitos para o torcedor pernambucano passar a semana toda falando da partida.
O jogo começou com uma polêmica. Logo no minuto inicial da partida, o zagueiro e capitão tricolor Thiago Matias derrubou por trás o atacante rubro-negro Bruno Mineiro, que avançava com a bola para dentro da área. O árbitro Cláudio Mercante advertiu o jogador do Santa Cruz com um cartão amarelo. Logo depois teve outro lance envolvendo o zagueiro Tricolor novamente com Bruno Mineiro e ele não expulsou o jogador do Santa Cruz.
Os erros do árbitro Cláudio Mercante contra o Sport na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano estão gerando muita repercussão, principalmente porque esses erros influenciaram o time Rubro-negro na derrota por 2x0 em pleno estádio da Ilha do Retiro. Em entrevista ao site de arbitragem Apitonacional.com.br
Mercante disse:
Apito Nacional- Você vai deixar o jogo correr ou vai ser rígido na marcação das faltas?
Cláudio Mercante-"Vou cumprir a regra do jogo. Tenho estilo disciplinador. Mas o que vale é a regra e vou cumpri-la".
Não foi isso que vimos no domingo na Ilha do Retiro. Este da foto ao lado marcando, puxando pela camisa o Marcelinho Paraíba(Éverton Sena), bateu o jogo todo, catimbou, fez muitas faltas seguidas e nem se quer levou um cartão amarelo.
Sem dúvidas a grande estrela da partida foi o Cláudio Mercante. Pelo menos foi quem mais apareceu.
Os erros foram em dois lances em que ele era para expulsar o zagueiro tricolor Thiago Mathias e não expulsou.
Entrevista retirada do site PE360 graus.
"O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, admitiu que os erros do juiz foram graves, mas que ele não será punido. “Ele (Cláudio Mercante) errou gravemente e merecia ser punido. Uma punição para ele não vai acontecer porque o campeonato está terminando. Mas em outras decisões esse erro será pesado”, destacou o mandatário do futebol pernambucano, que deu a entender que não estará nos próximos sorteios para decisões no futebol do Estado.
Carlos Alberto ainda afirmou que Cláudio Mercante é um árbitro instável. “O Mercante é um árbitro que é muito instável. E ele não é um rapaz de sorte, pois todo jogo que ele apita acontece um problema. Tenho medo quando ele cai para apitar um jogo decisivo como foi esse”, completou"
Mais vida que segue,Santa e Sport voltam a se encontrar mais uma vez , domingo que vem dia 15 de maio de 2011 no estádio do Arruda, em Recife. O santa podendo perder por até um gol de diferença. Se terminar 2 a 0 para o Sport o jogo irá para os pênaltis e se o Leão rubro-negro fizer uma diferença de dois gols será o campeão pernambucano de 2011.
FICHA DO JOGO
Sport: Magrão; Igor, Alex Bruno e Tobi (Romerito); Renato, Hamilton, Daniel Paulista (Dutra), Marcelinho Paraíba e Wellington Saci; Ciro (Pablo Pereira) e Bruno Mineiro. Técnico: Hélio dos Anjos.
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena, Thiago Matias (André Oliveira) e Leandro Souza; Mário Lúcio (Teti), Jeovânio, Memo, Weslley e Renatinho; Landu (Thiago Cunha) e Gilberto. Técnico: Zé Teodoro.
Estádio: Ilha do Retiro
Arbitragem: Cláudio Mercante (árbitro); Erich Bandeira e Ubirajara Ferraz (assistentes)
Cartões amarelos: Tobi, Hamilton, Wellington Saci e Pablo Pereira (Sport); Thiago Matias, Mário Lúcio, Wesley, Renatinho e Landu (Santa Cruz)
Público: 30.169
Gols: Gilberto 33' do 1º T, e Landu 19' do segundo tempo.
everton sena deu pancada o tempo é demais hein! foi feita uma marcaçao dura e implavel e alias pra quem anulou lucas do sao paulo marcar um ansião fica ate facil.
ResponderExcluirquanto a falta, o zagueiro do santa era pra ser expulso msm, pq era o ultimo homem e o jogador do sport partia de frente pro gol na vertical c claras chances de gol. porem a falta nao foi por tras, cm relata o meu amigo paulo lira, pelo contrario foi ate de frente, pois o zagueiro tricolor estava frente a frente com o atacante do sport quando escorregou e esticou a perna p derruba-lo nao houve falta por tras... mt criticou-se o arbitro. inclusive ex arbitros cm valdomiro matias e wilson souza, mas eu queria ver qual deles teriam coragem de expulsar um jogador numa final de campeonato aos 30 segundos de jogo. claro q a regra e clara e deve ser cumprida, mas poucos arbitros no mundo teriam uma postura diversa do mercante nessa situação... no mais o ex-port c uma folha salarial 10x maior q a nossa, com jogadores consagrados no brasil e no exterior, apos esse lance teve 90min pra vencer a partida e nao o fez. pelo contrário, foi dominado totalmente apartir dos 30min do 1º tempo ate o fim do jogo, com o santa progonisando jogadas rapidas, belas tabelas e otimas chances na cara do gol, alem da forte marcaçao sobre o adversario, restando ao sport viver de chuverinhos na area escanteios e de chutes da intermediária... q msm c essas limitaçoes ainda criou boas chances dando trabalho ao goleiro tricolor.