O Flamengo continua insistindo em ser reconhecido como campeão brasileiro de 1987, mas agora ao lado do Sport. Para isso o Departamento Jurídico do clube carioca foi até a cidade de Zurique na Suíça, onde fica localizada a sede da Fifa, instituição que comanda o futebol mundial.
Na Fifa (que reconhece o Sport como o único campeão de 1987 e que determinou que o clube disputasse a Libertadores de 1988) o urubu pediu uma punição severa ao Leão, alegando que os pernambucanos não deveriam ter entrando na Justiça Comum para “ficar” com o título de 1987, pois antes disso teria que correr atrás de todos os recursos possíveis na esfera desportiva, como determina a Fifa. O Flamengo está se referindo a RDP 2/11 da CBF, que dividia o título entre os clubes pernambucano e carioca e que foi derrubada pela Justiça Comum por solicitação do Leão (a CBF a revogou), que se baseia em uma sentença transitada em julgado pela Justiça Comum em 1997, que lhe dá o título, inclusive depois de passar por todos os recursos da esfera desportiva. A punição exigida pelo urubu gera até um clima de guerra, pois poderia gerar ao Sport multa, suspensão de competições ou até a desfiliação da CBF e da própria Fifa.
A viagem do Flamengo a Fifa aconteceu no último domingo (03) e o representante do clube carioca foi o seu vice-jurídico e procurador geral Rafael de Piro, que tem volta marcada para o Rio de Janeiro para esta quarta (06). Na Fifa ele apresentou um “documento” em que a CBF divide o título de 1987 entre Sport e Flamengo, justamente a RPS 02/11, que não tem mais valor por ordem da Justiça Comum. O Flamengo quer que a Fifa reconheça o documento da CBF e puna o Sport. A CBF é a principal arma do urubu para obter êxito .
O Departamento Jurídico do Sport já tomou conhecimento do assunto e está preparado para qualquer situação, inclusive está tranqüilo em relação ao assunto.
Fonte: Sportnet
Nenhum comentário:
Postar um comentário