A partida entre Sport x Náutico é famosa, conhecida como o Clássico dos Clássicos. Esse clássico, inclusive, é o terceiro mais antigo do Brasil, “perdendo” apenas para Fluminense x Botafogo e Grêmio x Internacional. O primeiro Clássico dos Clássicos aconteceu em 25 de julho de 1909, no British Country Club, culminando na vitória alvirrubra por 3x1.
Mas pouco mais de 102 anos deste primeiro confronto já se passaram e nesta terça (09) Leão e timbu voltam a se enfrentar para fazer o confronto de número 525 (somando todas as competições e amistosos), que será disputado na Ilha do Retiro. Nos 524 jogos (22 deles por Torneios Início) até agora disputados entre os clubes (os mais antigos de Pernambuco), os Rubro-negros levam vantagem sobre o adversário, pois venceram 199, empataram 151 e perderam 174. Nessas partidas o Sport marcou 704 gols e tomou 654, tendo um saldo positivo de 50 gols. Ainda existe um jogo que aconteceu pelo Torneio Santa Terezinha em 1931, com o placar desconhecido, por isso não foi computado (tudo indica que o Náutico venceu porque foi o campeão da competição neste duelo e especula-se que foi por 2x0).
Se tratando apenas de Série B, competição pela qual o clássico desta terça (09) será disputado, o Sport também leva vantagem sobre o rival. Até agora as agremiações duelaram oito vezes, com quatro vitórias leoninas, dois empates e duas vitórias do Náutico. Os Rubro-negros marcaram 13 gols e sofreram 11.
Campeonato Pernambucano
Levando em consideração apenas a história de Campeonatos Pernambucano, Sport x Náutico se encontraram 392 vezes, vencendo 152, empatou 109 e perdeu 131. O Sport fez 545 e sofreu 502 gols, tendo um saldo positivo de gols 43.
Maiores goleadas
Por se tratar de um clássico centenário, o confronto de Sport x Náutico envolve muita história, inclusive goleadas. A maior goleada Rubro-negra foi no Campeonato Pernambucano de 1916, por 8x0. No respectivo ano o Leão conquistou o seu primeiro titulo estadual no primeiro Campeonato Pernambucano da história. Já o Náutico venceu o Sport (maior goleada do alvirrubro) por 8x1 em 1935.
História
O Sport venceu o 100º e o 200º Clássico dos Clássicos e o Náutico o 400º. Já o 300º e o 500º terminaram empatados. Em partidas decisivas (semifinais e finais) o Leão não perde para o Náutico desde 1968, quando foi hexacampeão estadual, ou seja, há 43 anos.
Campeonato Brasileiro da série "B" Complemento da 14º rodada
09 de Agosto de 2011.
Estádio da Ilha do Retiro - Recife-PE - 21:00 Horas
SPORT
A provável escalação do Leão para o confronto contra o rival dentro de casa conta com Magrão, Thiaguinho, Tobi, Gabriel, Saci, Hamilton, Rithely, Marcelinho Paraíba, Bruno Mineiro. Já os jogadores Daniel Paulista e Diego Torres devem perder suas vagas no time. Os mais prováveis para ocupá-las são: Maylson, entre os volantes, e Júnior Viçosa, no ataque. Nesse caso, Marcelinho Paraíba voltaria para o meio de campo.
Náutico
Não encontrado provável escalação.
Árbitragem
O primeiro Clássico dos Clássicos da Série B do Brasileirão deste ano contará com o seguinte trio de arbitragem, definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF): o paranaense Heber Roberto Lopes apita o jogo e será auxiliado pelos assistentes Wilton Lins e Clóvis Amaral, ambos pernambucanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário