Esse ditado popular é muito comum nas bocas das mães brasileiras que falam para os seus filhos desde cedo que eles serão julgados pelo tipo de amizade que têm. E elas têm razão, até mesmo quando falamos da vida profissional, pois se nossas amizades profissionais são pessoas que apenas andam pelas ruas-currais fazendo o que o sistema diz, significa que também não passaremos de tolas vacas de presépio cumprindo quarenta horas de trabalho semanais em uma atividade profissional que apenas pague as nossas contas e não traga qualquer realização.
Dave Navarro, em seu blog Rock Your Day escreveu um artigo nessa semana, sobre os dois tipos de pessoas que existem, as Grounders e as Magnets, que aqui chamarei de Apolares e Magnéticas.
•Apolares são as pessoas que estão praticamente no mesmo nível que o seu, ou seja, pessoas trabalhadoras com um nível medíocre de excelência. Não sabem para onde estão indo e permanecem dentro da caixa ou do curral, como preferir. Ótimas para serem guiadas, só servem para trabalhar enquanto você levanta a cabeça e faz contato com as pessoas magnéticas. São especialistas em bajular, mendigar e receber algo em troca de alguma coisa.
•Magnéticas são as pessoas que estão bem acima do seu nível. Possuem um nome maior, uma marca maior e estão conectadas a mais pessoas que você. Conectar-se a elas pode te levar para fora da zona de conforto, pois elas sabem qual o melhor caminho e podem lhe ajudar a enfrentar as dificuldades. Sempre estão do lado do bem, da verdade e procuram acima de tudo ajudar ao próximo.
PORTANTO, ESQUEÇA AS PESSOAS SEM MAGNETISMO
As pessoas Apolares não querem deixar que os outros animais olhem através da cerca e por isso sempre querem manter a atenção deles às coisas fúteis do dia-a-dia
(ESPECIALISTAS NA ARTE DE BAJULAR)
Elas provocam e ficam em cima de você até garantir que você passou mais um dia com elas dentro dos seus confortáveis currais. Elas não fazem por mal, já que ninguém lhes mostrou outra vida diferente do nascer, crescer, multiplicar e morrer. Suas principais preocupações são:
•O brilho dos Colegas de trabalho
•Fofocas e tudo que for ruim.
PROCURE POR PESSOAS MAGNÉTICAS
Eu vejo dois problemas principais em associar-se a uma pessoa Magnética: o primeiro é que ela está acostumada a dar feedbacks e o outro é que não permanece muito tempo na zona de conforto. Estes dois “problemas” podem ser muito difíceis de serem encarados por uma ovelha que acabou de sair do curral, pois em ambos haverá uma dilaceração do ego da pequena ovelha para construção de uma pessoa realmente ocupada e focada. Utilizando o feedback de maneira positiva você pode saber como os outros olhos lhe vêem e saindo da zona de conforto você poderá errar mais, aprender mais e acertar muito mais também. Suas principais preocupações são:
•Delegar tarefas
•Parcerias profissionais
•Metas
•Disciplina
•Família
•Estratégias de mercado
QUEM VOCÊ PREFERE?
Agora é você quem deve decidir ter as preocupações do primeiro grupo de pessoas ou do segundo. O que é mais importante para você? Será que é não se aborrecer ou se aborrecer com aquilo que é certo sob o seu ponto de vista?
Pagar o preço da mediocridade, já disse, é muito fácil, mas caminhar rumo à liberdade total com respeito a si próprio e aos outros parece ser o preço mais caro, mas não é. Livre-se das conversas sorrateiras do fundo da sala e projete-se à frente em busca dos seus sonhos e do que só você acredita. É cada vez mais urgente que você se decida entre um caminho e outro. Além disso, eu e toda a sociedade precisamos de você para fazer a sua parte.
Por isso acompanhando os ensinamentos dos meus pais procuro escolher minhas amizades pelo seu estórico na rua, procurei saber de você amigo Marcelo Marçal do site Apito Nacional, e além de uns processos judiciais de verdades que foram ditas, e você na ânsia de fazer justiça , esqueceu de se cercar de provas, não encontrei mais nada que desabonasse a sua conduta moral como profissional e como homem.
Tenho orgulho sim hoje de, mesmo a distância, poder dizer:
Você é um grande homem e um grande amigo.
Abraço do PL
Prezado Paulo Lira. Agradeço de coração, porém não sou merecedor de tamanha homenagem. Tem uma frase que não sei quem é o autor que diz: "Um amigo verdadeiro é alguém que crê em ti ainda que tu deixes de crer em ti mesmo."
ResponderExcluirVindo de você que é uma pessoa honrada, com nome, CPF, RG e que cumpre com os seus compromissos, me enche de orgulho, diferentemente de outros que usa de pseudônimos, posa de bom samaritano, mas tem um lado obscuro onde não paga seus fornecedores e nem aqueles que para ele trabalha. Como disse Abraham Lincoln: "Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar a todas por todo o tempo".
Não se deixe enervar e nem perca tempo com uma pessoa desequilibrada que quando não toma o seu tarja preta, investido na inveja que o consome, sai atacando pessoas de forma gratuita e semeando a discórdia. Você é bem maior do que toda essa picuinha (em todos os sentidos!). Rssss.
Marcelo Marçal