Eu falei que se algum assunto fosse interessante, abriria uma parêntese e retomaria a escrever aqui no nosso espaço. Foi justamente o que aconteceu.
Ontem assistindo o Programa Mesa Redonda do Osvaldo Barbosa na TV Mar, onde participou o Presidente da CEAF/AL, Sr. Hércules Martins e meu companheiro Alberto Oliveira, alguns fatos negativos me chamaram a atenção. Pois, venho acompanhado passo-a-passo a arbitragem alagoana neste ano de 2011.
Os temas debatidos foram a pré-temporada para 2012, os árbitros aptos para o apitarem no alagoano, do investimento feito pela FAF em tecnologia para a arbitragem, das atuações do árbitro Francisco Carlos (Chicão) em 2011 no Campeonato Alagoano e Brasileiro.
Concordo em partes com o amigo Osvaldo Barbosa em relação ao péssimo desempenho do árbitro Francisco Carlos (Chicão) tanto no campeonato Alagoano como no Brasileiro. Concordo também que o caso “camisa Neymar” pegou muito mal e até hoje não foi explicado, nem será. Ou melhor, o senhor Hércules Martins deu a sua explicação no programa: “..não foi verdade que o Chicão pediu a camisa, você tem que ver que esse menino (Neymar) gosta muito de aparecer”! Ai já é demais. Como se o craque Neymar precisa-se aparecer e pra isso usou o árbitro Francisco Carlos. Ás vezes o Hércules fala cada coisa.
O que mais me chamou a atenção foi que o companheiro Alberto Oliveira levantou que os 3 árbitros pré-selecionados para o sorteio do Clássico CSA x CRB do dia 15/01/12 seriam: Chicão, George Feitosa e o Mário Bancilon. Vou discordar plenamente da opinião do meu amigo Alberto Oliveira e apontar os motivos:
1º Francisco Carlos (Chicão) - Apesar de ser a nossa maior referência, não foi muito bem no Alagoano em 2011, não participou da nossa 2ª divisão local (Alguns dizem que a pedidos para não haver queimação no Brasileirão) e ainda levará para esta partida, lembranças do jogo no alagoano, Coruripe x CSA, onde não marcou um pênalti claríssimo a favor do CSA. Lembrando que o Chicão apitou o 1º clássico deste ano com aquela polêmica do pedido da diretoria do CSA para escalar o árbitro. Diga de passagem, no clássico, nosso Aspirante FIFA foi muito bem.
George Feitosa – Fez um excelente campeonato em 2011 chegando a ser eleito por todos o melhor árbitro do Campeonato Alagoano com todos os méritos. Mas o mesmo relaxou e não conseguiu passar nos dois testes físicos realizados para 2ª Divisão. Teve um péssimo segundo semestre e está há mais de 7 meses parado sem apitar nenhum jogo profissional.Acho que a CEAF não irá iniciar o ano com George, logo em um jogo quente desses.
Mário Bancilon - Também teve um grande primeiro semestre, foi muito bem no alagoano. Porém, após o campeonato desapareceu. Não participou da 2ª divisão do Campeonato Alagoano alegando que a rentabilidade financeira da competição não custearia seus gastos de deslocamento do seu estado (SERGIPE) até Alagoas, também deixou de comparecer a todas reuniões, provas e testes físicos realizados pela CEAF/AL no segundo semestre de 2011. Eu faço o seguinte questionamento: qual foi o acompanhamento técnico, físico, teórico que CEAF/AL fez com o árbitro Mário Bancilon?
Notícias vindas de Aracajú informavam que o referido árbitro havia se lesionado seriamente.
O Osvaldo Barbosa disse que pelo menos o Programa Mesa Redonda já tinha dado o furo dos árbitros que irão participar do sorteio para o clássico de 2012. Neste momento o Presidente Hércules Martins se posicionou rindo e dizendo que não tinha dito isso.
Concordo com o Hércules quando ele disse que tem mais árbitros para este jogo. Não sei quais foram os critérios que meus colegas utilizaram para colocar apenas estes três árbitros há mais de um mês para o acontecimento da partida. Também não sei quais são os critérios utilizados pela CEAF/AL.
Mas se os critérios pré-estabelecidos pela CEAF/AL forem a participação e o desempenho do árbitro em todas as atividades e competições durante O ANO TODO com o devido e responsável acompanhamento da sua diretoria, posso afirmar categoricamente que os árbitros “indicados” no programa de ontem (Terça/12/12/2011) para o sorteio do clássico (CRB x CSA) no próximo ano não têm a menor chance!
Como falei tivemos uma grande 2ª Divisão sem a presença dos três citados, apenas algumas reclamações de alguns jogos feitos pelo Josevaldo Bizarria, mais nada que atrapalhasse a competição.
Admiro Oswaldo Barbosa pelos seus brilhantes comentários, da mesma forma que sou fã do Alberto Oliveira, para mim o mais completo repórter de Alagoas, mais que eles erraram feio, isso erraram.
Mais estão perdoados, afinal de contas não acompanham a fundo a arbitragem local.
Nem começou o campeonato e as polêmicas já estão rondando a competição.
Por fim pergunto.
Quais são os critérios que a CEAF/AL utiliza para escalar seus árbitros? Principalmente para um CSA x CRB?
Matéria de quem realmente acompanha e conhece a arbitragem alagoana e os seus dirigentes. Excelente senhor PL. Parabéns!
ResponderExcluirGeorge Feitosa – Fez um excelente campeonato em 2011 chegando a ser eleito por todos o melhor árbitro do Campeonato Alagoano com todos os méritos. Mas o mesmo relaxou e não conseguiu passar nos dois testes físicos realizados para 2ª Divisão. Teve um péssimo segundo semestre e está há mais de 7 meses parado sem apitar nenhum jogo profissional.Acho que a CEAF não irá iniciar o ano com George, logo em um jogo quente desses.
ResponderExcluirPaulo, acho que você deveria falar os nomes que você quer que apite esse jogo, pois assim acaba o suspense! Arbitragem é feita de planejamento e não de amizade. Dizer que eu não tenho condições de apitar...é foda cara!! Então coloca teu nome e vai pra o jogo. " logo em um jogo quente desses" O jogo é quente pra quem é medroso e cagão!!
George Alves Feitosa.
Acho que a CEAF acompanha todos os árbitros técnicamente e sabe quem será o árbitro, essa coisa de dizer que esse ou aquele seria o melhor pra apitar não pode ser por afinidade ou amizade e sim por indices técnicos, nossa comissão trabalha com indices técnicos...vem aí mais um furo de reportagem.
ResponderExcluirIndíces técnicos? Tais brincando Julian? Ou estais querendo escalar-se no clássico defendendo a Comissão? Muito bom post Lira.
ResponderExcluir