Um fôlego enorme foi, finalmente, dado pela Confederação Brasileira de Futebol aos clubes que participam da Série C. Após muitos anos de reivindicação, finalmente a terceira divisão do Brasileiro vai ganhar, em 2012, ajuda financeira. Além disso, mudanças no formato e no calendário devem beneficiar significativamente a todos.
O pacote de mudanças foi anunciado nesta terça-feira (7) pela CBF e tem três grandes destaques:
Novo formato
A primeira fase de 2012 não terá mais quatro grupos de cinco, mas dois grupos de 10 times, o que permitirá aos 20 clubes envolvidos estar em atividade durante todo o ano, com 18 jogos apenas na primeira fase. Os quatro melhores colocados em cada grupo se classificarão para a fase de mata-mata. Daí em diante, os grupos se cruzam para fazer as quartas-de-final, semifinal e a decisão.
- Com esse novo sistema, passamos a ter 60 clubes com calendário anual. Isso é melhor para as equipes conseguirem patrocínio, os jogadores se manterem empregados o ano inteiro, e para os torcedores acompanharem as partidas - explicou Reinaldo Bastos, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Projetos.
Calendário
A Série C passará a ter o calendário alinhado com o das Séries A e B. Para não competir com as outras divisões, não haverá jogos no meio de semana, o que facilita a presença do público e também contribui para uma melhor preparação das equipes.
A competição está marcada para começar no dia 27 de maio. Com as novidades divulgadas nesta terça-feira, o término do campeonato foi prorrogado do início de outubro para meados de novembro.
Ajuda financeira
A partir deste ano, os clubes da Série C receberão grande aporte financeiro da CBF, o que permitirá a eles investir e planejar melhor na montagem dos seus elencos. A entidade vai pagar o deslocamento das equipes para até 25 pessoas na delegação, além de estadia, alimentação e todas as despesas relativas à arbitragem. .
Uma boa noticia para arbitragem alagoana e para arbitragem nacional de uma forma geral. Falo a de Alagoas, pois é o nosso centro.
Os nossos árbitros do quadro nacional terão teoricamente mais jogos para trabalhar. Tendo em vista que no mínimo 18 jogos da competição serão realizados em Pernambuco, com a participação de Santa Cruz e Salgueiro. Sem contar com 9 jogos do Guarany de Sobral + 9 jogos do Fortaleza e + 9 jogos do Icasa, todos no Ceará.
É ou não é uma boa notícia?
Confira agora os dois grupos:
GRUPO A
Águia de Marabá, Cuiabá , Guarany de Sobral, Fortaleza, Icasa, Luverdense, Paysandu, Rio Branco, Salgueiro e Santa Cruz.
GRUPO B
Brasiliense, Caxias, Chapecoense, Duque de Caxias, Madureira, Macaé, Oeste, Santo André, Tupi e Vila Nova.
Boa sorte a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário