Chegando ao fim do Campeonato Alagoano 2012, posso afirmar que um dos pontos positivos deste certame foram sem sombra de dúvidas à arbitragem, erros existiram e sempre existirão, porém este ano eles foram apagados pelo contexto geral dos apitadores e bandeirinhas. Como venho me aperfeiçoado cada vez mais neste quesito, vou elencar os melhores e descrever através de números e dados o meu posicionamento.
1º-GEORGE ALVES FEITOZA – 14 JOGOS
Acho que não haverá discussões, foi o que mais atuou junto com o Chicão, fez o maior número de clássicos, inclusive os dois maiores CSA x CRB e a primeira partida da final do 2º turno, manteve a regularidade e só apresentou erros que fazem parte do contexto. Por mim será bicampeão. Ano passado foi eleito o melhor do Campeonato também. (PARABÉNS)
2º-FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO – 13 JOGOS
Apesar de um início não muito bom, conseguiu se estabelecer dentro da competição, atuando em jogos importantes e alguns clássicos e semifinais, assim como o George, porém, também cometeu alguns erros, mas todos normais. Uma excelente estréia do escudo FIFA no nosso estado.
3º- JOSÉ RICARDO LARANJEIRA – 11 JOGOS
Fez uma boa competição, ficando em terceiro pelo números de partidas, pois analisei, e vi que o mesmo não atuou em jogos de grande importância, somente o último jogo de rebaixamento em Penedo, porém não vi e não me lembro de o mesmo ter errado lances capitais, sendo o mais regular em não ter se equivocado.
4º - FLÁVIO FEIJÓ DE OMENA- 9 JOGOS
Também fez um bom campeonato, porém, assim como o Laranjeiras, foi preterido dos grandes jogos, sendo utilizado mais nas sinucas de bico, jogos de rebaixamento e jogos medianos. Quase não errou na competição, só vi o lance do CSA x ASA ser contestado e mais nenhum.
5º -CHARLES HEBERT CAVALCANTE FERREIRA – 11 JOGOS
Apesar de ter errado duas vezes em lances isolados de pênalti, sem ajuda de seus assistentes e para seu azar em jogos transmitidos pela TV, um deles semifinal, também fez um bom campeonato, atuou no clássico CSE x ASA, e também foi utilizado nas cocadas de sal impostas pela CEAF, como as duas últimas rodadas, em jogos de rebaixamento, sendo o seu último no descenso do Coruripe.
6º - SILVIO ACIOLI DOS SANTOS- 9 JOGOS
Melhorou muito em relação a 2011, fez uma boa competição, inclusive na imagem corporal, porém também foi preterido dos jogos de mídia e de grandes dificuldades, fazendo menos jogos que os outros, sendo utilizando também nos jogos de rebaixamento. Ou seja, quem mais é sorteado, é mais lembrado.
7º- MÁRIO SÉRGIO DA SILVA BANCILON – 12 JOGOS
Apesar de ter feito um grande número de jogos, e de vim até bem na competição, seu penúltimo jogo, entre CRB x CEO, foi um desastre, para mim a segunda pior arbitragem da competição, o que fez com que caísse várias posições, e também aproveito para discordar da sua escolha para apitar uma das semifinais, depois daquela partida o mesmo deveria ter sido afastado umas 3 rodadas, e olhe que tentaram até justificar com falecimento de um familiar, mas parece que prevaleceu os pedidos dos dirigentes nos bastidores. Não tenho nada contra o Sergipano, pelo contrário, acho ele um excelente árbitro, e pelo pouco que já conversei com ele, posso dizer que também é uma boa pessoa. Mas o futebol de Alagoas precisa valorizar mais os da casa, principalmente a arbitragem, acabar com esta coisa de “amizade” na comissão. O erro de alguns não pesam tanto como os erros de outros. Infelizmente esta é a realidade.
8º- JOSEVALDO BIZARRIA DE MELO- 7 JOGOS
O seu número de jogos por si só, já informam seu desempenho dentro da competição. O citado vinha até bem no primeiro turno, quando em seu primeiro jogo de maior envergadura, CRB x Coruripe, para mim a pior das piores arbitragens do campeonato, e sem sombra de dúvidas uma das mais polêmicas, com agressões, queixas na delegacia, súmula omissa, enfim, fazendo com que o mesmo fosse afastado várias rodadas, retornando somente no segundo turno. Apesar de ser da CBF, precisa ser mais bem lapidado.
Os outros atuaram menos que cinco partidas, por isso não irei comentar.
Estou terminando a dos assistentes, esse sem dúvidas um capítulo a parte.
Aguardem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário