Empresa publicou vídeo com ofensas ao Sport e preconceito regional, que repercutiu muito mal e, em seguida, foi retirado do ar
Uma das marcas mais ativas nas redes sociais quando o assunto é futebol, a cerveja Brahma marcou um gol contra que está gerando enorme repercussão negativa na comunidade de torcedores do Sport Club do Recife. Clube que tem a própria cervejaria como patrocinador.
A Brahma divulgou um vídeo, chamado "Sport sempre na aba do Mengão", em que um torcedor do Flamengo fala mal do Sport ("Timinho", "Vive na aba do Flamengo por causa de 1987", entre outras frases). O flamenguista "brameiro" também força a imitação de do sotaque nordestino, em mais uma tentativa de diminuir. Ou seja, neste vídeo, além da provocação entre torcedores, algo que não cabe a uma empresa promover, a empresa apoia o preconceito. Ou ridicularizar de um grupo de pessoas por alguma condição característica (no caso o sotaque) não é preconceito?
Rapidamente o assunto foi chamando a atenção no Twitter no Recife. O assunto virou o trending topic da cidade. Mesmo torcedores de equipes rivais ao Sport se disseram indignados pelo aspecto de preconceito regional. Outros disseram que não viram preconceito no vídeo. Prontamente, o departamento de marketing do Sport acionou representantes da empresa.
Outra infelicidade da Brahma, no vídeo, é respaldar a afronta que é considerar o Flamengo campeão brasileiro de 1987. A CBF e a Justiça reconhecem o título do Sport. O torcedor flamenguista brameiro -- e, por dedução, a Brahma -- não.
Gozação entre torcedores é natural no futebol. Mas entre marcas, não. Principalmente, neste caso, por serem provocações unilaterais. Se houvesse um torcedor do Sport falando mal do Flamengo, a coisa teria outro sentido. A Brahma errou em dar o microfone e visibilidade. Queima-se com milhões de consumidores locais.
Sport e Flamengo se enfrentaram, neste sábado, às 18h30, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife.
DESCULPAS
Pouco após o vídeo sair do ar, a Brahma publicou um pedido de desculpas no Facebook, em sua página BrahmaSport. Entretanto, não se desculpou no perfil BrahmaFla
Eis o pedido de desculpas:
"GALERA!
O BrahmaSport pede desculpas a toda a nação Rubro-negra, não é um videozinho mequetrefe que vai nos derrubar, VAMOS CONTINUAR FORTES E GANHAR DELES HOJE!
PELO SPORT E PRINCIPALMENTE POR VOCÊS, pois só vocês fazem a gente viver e seguir em frente!"
Fonte: blogdotorcedor
segunda-feira, 21 de maio de 2012
HOUVE OU NÃO DESRESPEITO?
Labels:
1987,
CAMPEONATOS BRASILEIROS,
FLAMENGO,
SPORT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário