Image Map

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CBF MODIFICA A SÉRIE "D" E AUMENTA CALENDÁRIO PARA QUEM VAI DISPUTAR A COMPETIÇÃO.


A Confederação Brasileira de Futebol(CBF) através do e-mail administrativo das Federações de Futebol de todo país informou agora pouco a mudança que a Série "D" de 2013 terá em relação a quantidade de clubes e forma de disputa da competição.
Isso atingirá o futebol e os clubes de pequeno porte não só nacionalmente com os clubes de Alagoas que todos os anos disputam a 4ª Divisão do Brasileirão.

A principal alegação do Departamento de Competições da CBf chefiado pelo Dr. Virgílio Elísio é que o atual formato com 40 (quarenta) clubes divididos em 8 (oito) grupos de 5 (cinco) clubes, impõe a folga de uma agremiação por rodada, de modo que na última rodada o clube que folga pode ser prejudicado ou beneficiado.
A segunda colocação do departamento é que precisa aumentar a competitividade e diminuir o número de participantes.

Então ficou estabelecido que o número de clubes , que hoje somam 40 será reduzido para 32
Par chegar a este número a entidade estabeleceu que cada estado só terá um participante, mais o 5º colocado do ano anterior da competição, mais os 4 clubes oriundos do descenso da Série "C" do ano anterior, os famosos rebaixados.

Sampaio Corrêa do Maranhão atual Campeão da série "D". O seu terceiro título.

FORMA DE DISPUTA

A nova formula prever que sejam divido os 32 clubes em 4 grupos de 8 clubes cada. Na primeira fase as 8 equipes irão jogar entre si no sistema de pontos corridos em ida e volta, o que asseguraria para os clubes um total de 14 partidas o que representa um calendário mais extenso para os clubes.
Em cada grupo se classificarão 4 equipes , o que irá representar um total de 16 clubes na segunda fase.
Ai sim entraria o sistema de mata-mata, aquele eliminatório que estamos acostumados  a ver e assim até o final da competição quando iremos conhecer as equipes que irão conseguir o acesso e o grande campeão da Série "D".

Segundo a nota enviada para a FAF hoje a tarde este sistema já entrará em vigor em 2013.
Muito boa esta mudança, principalmente porque o calendário para quem disputa a Série "D" irá ter 14 datas no mínimo, isso ajudará realmente os clubes.
Transportando para nossa realidade clubes como CSA, Corinthians e outros que se interessem em participar terão um objetivo maior dentro do campeonato local tornando-o mais competitivo e atraente.

Parabéns CBF, em minha opinião "Bola dentro".

Um comentário:

  1. Anônimo24/10/12

    Quanto ao calendário maior ótimo, porém continua o mata-mata a partir da segunda fase, continua então a oportunidade para o pior eliminar o melhor da primeira fase. O sistema de pontos corridos deveria ir até o final. Não gosto desse formato!

    Agapito Santana
    Radialista

    ResponderExcluir