Image Map

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VAI COMEÇAR O ESPETÁCULO DO FUTEBOL

Vai começar neste sábado(12) a festa do futebol em Alagoas. Depois de muitos problemas extra campo o Campeonato Alagoano de Futebol Profissional da Primeira Divisão terá o seu ponta pé inicial na cidade de Viçosa com a partida envolvendo o Comercial contra o CSA no estádio Teotônio Vilela, o Vilelão.

DOS ESTÁDIOS

Luis Pontes em Atalaia o último a ser regularizado.

Como todos os anos acontece os dirigentes deixam tudo para última hora desrespeitando assim o Estatuto do Torcedor que obriga as entidades esportivas a estarem com seus estádios regularizados e aptos com as exigências da portaria 124 do Ministério dos Esportes referente aos laudos técnicos da Vigilância Sanitária, do CREA, da Polícia Militar e também do Corpo de Bombeiros.
Antes da recesso da Federação Alagoana de Futebol em Dezembro de 2012, apenas três estádios estavam em perfeitas condições, O Coaracy da Mata Fonseca em Arapiraca, o Estádio Edson Matias em Olho D'Água das Flores e o nosso palco maior, o Majestoso Rei Pelé em Maceió.
Apenas nesta semana que antecede a estreia da competição foi que os outros ficaram em condições de receber um evento esportivo segundo os órgãos responsáveis.
Caso mais grave foi a do Estádio Luis Pontes em Atalaia que só conseguiu a liberação da sua praça esportiva após apreciação do TJD-AL depois de impetrar no tribunal um pedido de liminar, já que os seus laudos pendentes (CREA, Vigilância Sanitária) só ficaram prontos nesta quarta-feira(9). Um absurdo.

DAS REGULARIZAÇÕES

Este é sem dúvida outro grande problema do nosso futebol, pois os dirigentes amadores que regem os clubes como se fora uma feira livre, claro, não são todos, deixam sempre para última hora a inscrições dos seus atletas. Nesta quinta-feira(10) foi o último dia e o que tinha de equipes ainda regularizando atletas não era brincadeira. Só para se ter uma ideia, o União Futebol Clube da cidade de União dos Palmares, até o dia de ontem não tinha se quer um jogador inscrito.
No final tudo deu certo e não teremos maior surpresa em relação a este caso. Todas as equipes estão aptas a participarem da primeira rodada, cumpriram com o regulamento das competições que obriga que as equipes tenham no mínimo 18 atletas com seus nomes devidamente registrados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.

DO REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

Este ano teremos uma nova fórmula de disputa por causa da Copa do Nordeste. No arbitral (reunião que define a forma de disputa) de 2012 ficou acordado que o campeão e o vice-campeão desta mesma competição, em 2013 só entrariam na segunda fase do campeonato pois seriam os representantes legais do Estado na Copa regional.
Vamos explicar melhor como será a forma de disputa então para que o leitor do NM entenda:

1ª fase: Será disputa por 8 equipe (Murici,CSA, Comercial, União, CEO, Corinthians, Sport e CSE) que jogaram entre si em jogos de ida e volta em grupo único com a classificação de pontos corridos. Os quatro melhores colocados irão para a segunda fase e os quatro piores irão para um quadrangular da morte onde será definidos os rebaixados. Lembrando também que o campeão desta fase, o time que conseguir maior número de pontos ficará com a primeira vaga de Alagoas na Copa do Brasil de 2014.

2ª fase: Como praticamente já diagnosticamos nos tópicos anteriores, as quatro melhores equipes que se classificaram na 1ª fase se juntam ao CRB e ao ASA e formam um Hexagonal. Todos jogando entre si em jogos de ida e volta em grupo único com a classificação de pontos corridos.Os quatro melhores colocados irão para a fase semi final.

3ª fase: A Semi-final será disputada pelas quatro equipes que melhor se classificaram no Hexagonal e terão as definições dos seu jogos definido pela classificação em um cruzamento olímpico, o 1º com o 4º e o 2º colocado com o 3º. Os dois melhores irão fazer a grande final.

O REBAIXAMENTO


É um capítulo a parte. Vamos voltar aqui no tópico da 1ª fase. Falei que os quatro piores irão disputar um torneio da morte, todos contra todos em jogos de ida e volta, os dois últimos estariam teoricamente rebaixados. Teoricamente porque há uma possibilidade de o penúltimo colocado se livrar do rebaixamento, para isso, terá que torcer para que ASA ou CRB cheguem no Hexagonal na última colocação, caso isso aconteça o mesmo terá uma chance de sobreviver, pois fará duas partidas contra a equipe que ficou em 6ª (ASA ou CRB) na tentativa de se livrar.
Com isso podemos dizer que jamais ASA e CRB cairiam juntos, mas um ou outro pode ser rebaixado, caso aconteça tudo isso que falei, chegar em último do Hexagonal e ainda perder as duas partidas para o penúltimo colocado do quadrangular da morte. Muito difícil de acontecer, mas não impossível.

ARBITRAGEM


A arbitragem de Alagoas continua cada vez pior. Não falo dos nossos árbitros e assistentes, falo da confusa administração do presidente Hércules Martins, que hora toma decisões que engrandecem o quadro da CEAF-AL, hora comete erros primários que só fazem atrasar o processo de ascensão dos nossos apitadores e bandeirinhas. Acho até que ele é moderno demais, pois por muitas vezes assimila nossas criticas e absolve nossas ideias em prol da melhoria do grupo.Mas falta muito ainda para que esta Comissão chegue ao ponto de satisfação da maioria. O grupo também não ajuda, diga de passagem, pois os interesses particulares estão sempre a frente do coletivo.
"Quer calar um árbitro, dê uma escala para ele". Infelizmente é assim que funciona.
Sabemos que a nossa luta não é em vão, e que um dia iremos ver todo grupo ser tratado por igual, diferença apenas nos escudos, e que os benefícios concedidos a poucos sejam extinguidos ou repassados para a maioria. Que os amigos e os inimigos dentro da esfera arbitragem sejam tratados por igual, agora na vida pessoal procurem resolver suas diferenças, este assunto pouco me importo. Me importo mesmo é com o grupo que assiste a toda hora um ou outro "amiguinho" receber privilégios inadequados. Esperamos que um dia isso acabe, para o bem da arbitragem de Alagoas.
Apesar de uma preparação chula, pois não tiveram uma pré-temporada adequada e estarem fisicamente mal assessorados vimos isso no desorganizado "Amigo Teste", é como costumamos  chamar a Avaliação Física da Arbitragem alagoana, onde 25% dos membros foram reprovados por falta de preparo físico e de condições adequadas de desenvolver o seu trabalho, esperamos e torcemos que tudo dê certo e que eles(árbitros e assistentes) consigam exito nesta temporada.

PRIMEIRA RODADA
A FAF

A Federação Alagoana de Futebol depende muito dos seus filiados, mas bem que ela poderia ser mais enérgica e eficaz em seus direitos e deveres. Todo ano corre atrás de parcerias que ajudem os clubes. Este ano por exemplo o Presidente Gustavo Feijó conseguiu devido ao seu bom relacionamento com o Vice-Presidente da CBF Marco Polo Del Nero um grande patrocinador para os campeonatos do Nordeste, algumas praças como a de Alagoas não tinha um patrocinador de renome. A Chevrolet é o grande parceiro e seu recurso amenizou nos cofres dos clubes as taxas de arbitragem das partidas da competição, um grande avanço, mas bem que poderia ser maior.
No demais a renovação do contrato com a TV e outros recursos que irão chegar com certeza quando a bola estiver rolando.

QUE VENHA O ALAGOANO 2013!

APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário