Ainda falando da polêmica da parada técnica para hidratação dos atletas em uma partida de futebol onde a temperatura esta muito alta, encontrei esta matéria aqui:
Jogos da Copa das Confederações terão parada técnica devido ao calor
Segundo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, pausa ficará a critério dos árbitros
ALMIR LEITE - Agência Estado
SÃO PAULO - A Copa das Confederações vai ter parada técnica para reidratação dos jogadores. A informação foi divulgada nesta sexta-feira em São Paulo pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. "Os juízes poderão interromper o jogo para que os jogadores se hidratem se julgar necessário", afirmou. A competição será realizada em junho de 2013, entre os dias 15 e 30.
Valcke confirmou que no sorteio dos grupos, neste sábado, a seleção brasileira ficará no Grupo A, com a Itália. Os outros dois adversários da seleção serão sorteados entre Japão, México, Taiti e a seleção africana, que será conhecida somente em fevereiro.
Até agora, a fase de pré-venda de ingressos para a competição superou 130 mil bilhetes - só podem adquirir por enquanto clientes de uma operadora de cartão de crédito que patrocina a Fifa. Para efeito de comparação, nesta mesma época de pré-venda a para Copa das Confederações da África do Sul, realizada em 2009, haviam sido vendidas apenas 10 mil entradas.
O link da matéria:
http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,jogos-da-copa-das-confederacoes-terao-parada-tecnica-devido-ao-calor,967460,0.htm
Lembrando também que esta mesma recomendação foi aprovada pela Fifa, durante o seu Comitê Executivo, a regulamentação da parada técnica nas partidas de futebol com temperaturas acima de 31 graus.
Oficialmente, a paralisação foi batizada em inglês de cooling breaks. Por aqui, a novidade é chamada de “parada de hidratação”.
Outra coisa interessante que podemos relatar aqui nesta pesquisa é sem dúvida a questão da intensidade dos raios ultravioletas, que segundo a previsão abaixo amanhã em Olho-d'Água vai está em extrema radiação. Acompanhem no texto a baixo o que isso significa e a intensidade, já que na foto acima no canto esquerdo diz que teremos IUV máximo e extremo.
O que dizem os especialistas:
“Praticar esporte em condições como essas envolve riscos, inclusive de comprometimento cerebral. Quando alguém perde os sentidos, é sinal de que o quadro é perigoso. Os efeitos do calor no esporte é muito bem documentado, mas infelizmente, quem comanda o esporte ignora esses riscos”, alerta o fisiologista Turíbio Leite de Barros, que já trabalhou no São Paulo.
Além do risco aos atletas, a partida também fica prejudicada em calor excessivo. “É um adversário a mais, causa desgaste físico maior, queda de rendimento do atleta. E a alteração não é só física, o calor em excesso prejudica na execução do gesto esportivo. Além disso, sabemos que a cada 3 kg perdidos por desidratação, o jogador perde de 15 a 20% em desempenho”, completa Turíbio.
É, fica a grande reflexão. Só devemos nós meter naquilo que temos no mínimo conhecimento técnico. Tenho certeza que a Comissão de Arbitragem de Alagoas irá rever esta decisão arbitrária de não permitir que os seus árbitros permitam a parada técnica para hidratação dos atletas, e neste sábado em Olho D'Água e no domingo nos outros três estádios onde irão ser realizadas as partidas da 7ª rodada os árbitros orientados pelo seu Presidente Hércules Martins irão usar o bom senso e permitir que as equipes, caso necessário, utilizem deste artificio para preservar a vida e a condição física dos atletas, sem contar que com esta decisão a Comissão estará valorizando o espetáculo do futebol, como disseram e orientam os especialistas.
APOIO:
Quem foi um árbitro mediano, jamais será um grande comandante!!! Eu tenho é pena desse tirano, e ele ainda é instrutor da CBF para região nordeste, eu pergunto o que esse tirano vai ensinar?
ResponderExcluir