Oficialmente o Carnaval começa neste sábado, o famoso sábado de Zé Pereira
(movimentação carnavalesca em Portugal no século XIX) e vai até a quarta-feira de cinzas (As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte, representa também o inicio dos 40 dias antes da Páscoa).
Como bom pernambucano o sábado de Zé Pereira representa o desfile do maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, que é um clube carnavalesco que se apresenta no bairro de São José na minha linda Recife e que foi fundado em 1978 e este ano está completando 35 anos (avisa ai aos repórteres que acham que são apenas 18 anos).
Apesar da pouca idade comparada por exemplo ao Bloco Bola Preta que tem quase cem anos, (o maior bloco de rua do Rio de Janeiro), a quantidade de foliões nas ruas chega a quase 3 milhões de pessoas em um estrutura gigantesca, este ano 25 trios elétricos fizeram a festa em um percurso de 5 km que é feito em 12 horas. Precisa avisar também a menina lá do Jornal, que não é um dos maiores, é simplesmente o maior do mundo, viu?
O Carnaval Multicultural do Recife ainda tem shows de rock, de côco, de ciranda, de maracatu e muito frevo que este ano completa 106 anos de existência e seu primeiro ano como patrimônio cultural e material da humanidade, prêmio este com a chancela da UNESCO.
Como diz a música:
"Ai que saudade tenho do meu Recife.Da minha gente
que ficou por lá..."
É mais um ano que não deu, mais como diz o poeta: "Carnaval tem todo ano"
APOIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário