Nesta sexta-feira, o Campeonato Brasileiro de pontos corridos completa dez anos de existência, desde que mudou a sua fórmula de disputa em 2003. Durante esta década, seis times levantaram a taça. O Cruzeiro foi o pioneiro e mostrou a todos como se joga está fórmula de competição, em que conquistou 100 pontos. Porém, quem melhor aparece nesta forma de disputa é o São Paulo, que foi campeão em três oportunidades. Corinthians e Fluminense seguem atrás com duas. Santos, Flamengo e a própria Raposa tiveram uma conquista cada um.
Campanha histórica
Comandado por Vanderlei Luxemburgo e liderada por Alex, a equipe que ainda tinha destaques como Aristizábal, Deivid, Zinho, Maldonado, Gomes, e companhia limitada fizeram história ao conquistar a tríplice coroa, com as conquistas do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e coroado com o título da primeira edição do Campeonato Brasileiro de pontos corridos.
Na oportunidade, a Raposa fez a melhor campanha nos pontos corridos durante os dez anos. O Cruzeiro chegou aos 100 pontos, compostas por 31 vitórias, sete empates e oito derrotas, marcando 102 gols, na época que a competição era disputada por 24 equipes.
O melhor
Antes conhecido com fama de “pipoqueiro” ao ser derrotado em confrontos de mata-a-mata, como aconteceu em 2002, ao ser derrotado pelo Santos, nas oitavas de finais do Brasileirão, após ter classificado em primeiro lugar, o São Paulo mudou seu status no pontos corridos e virou o “Soberano”.
A equipe comandada por Muricy Ramalho foi campeão em três anos consecutivos, se tornando a equipe que mais conquistou pontos neste formato de disputa e que mais esteve entre os cinco melhores colocados. O São Paulo conquistou o título de 2006, 2007 e 2008, em uma equipe montada por três zagueiros, tendo sempre um atacante artilheiro, que aproveitava as jogadas de bola parada de Jorge Wagner. O Tricolor Paulista também é o time que mais vezes esteve na liderança. Foram 65 rodada no topo da tabela.
Os últimos campeões
Com duas taças cada um, Corinthians e Fluminense vem se destacando nos últimos anos. O Timão foi campeão em 2005 e 2011. Na primeira oportunidade, a competição foi envolvida em um escândalo, ao ser descoberto que o árbitro Edison Pereira de Carvalho influenciava os resultados. Melhor para o Corinthians, que recuperou os pontos nas partidas anuladas e conseguiu passar o internacional na tabela. Na segunda, o time comandado por Tite, brigou ponto a ponto com o Vasco, mas levou a melhor no final.
Já o Fluminense levantou as taças de 2010 e 2012, tendo Fred como um dos destaques da equipe. A pontuação do Tricolor Carioca durante estes dez anos é uma das mais curiosas. Isso porque, o Flu é o terceiro time que mais esteve na zona de rebaixamento, em 78 rodadas e é o quarto que mais esteve na liderança, 44 vezes. O Corinthians esteve no topo em 59 oportunidades, ficando atrás somente do São Paulo.
Completando os títulos
Completando os títulos
Além das equipes citada acima, Flamengo e Santos também conquistaram a taça no campeonato de pontos corridos. O Mengão foi campeão em 2009, após uma sensacional arrancada no segundo turno, em que ultrapassou o Palmeiras, que em crise não conseguiu segurar os seus 11 pontos de vantagem e acabou caindo para a quinta colocação.
Já o Santos brigou posição por posição com o Atlético-PR para se tornar campeão em 2004. Liderada por Robinho e Ricardinho, conquistou o título nas rodadas finais, desbancando a equipe do artilheiro Washington, que marcou 34 gol na ocasião, recorde até os dias de hoje.
Curiosamente, o Mengão é apenas o décimo time que mais ficou na liderança do Campeonato Brasileiro, ficando na frente em 13 rodadas. O Santos é o quinto com 30. Palmeiras e Atlético-MG ficaram no topo da tabela em 24 rodadas.
com futebolinterior.com.br
APOIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário