Image Map

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O CLÁSSICO MAIS ANTIGO DE PERNAMBUCO E O TERCEIRO DO BRASIL VIROU INTERNACIONAL

Uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, agora, vai ultrapassar as fronteiras do país. Sport e Náutico se enfrentam no primeiro “Clássico dos Clássicos” válido por um torneio internacional, a Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira, a partir das 19h30, os dois times se enfrentam na Ilha do Retiro, em Recife, pela rodada de ida da 2ª fase da competição.

O Leão da Ilha joga embalado por duas vitórias consecutivas pelo Brasileiro da Série B, que o mantêm muita tranqüilidade no G4, com 30 pontos, na terceira posição. Esta será terceira vez do Rubro-negro em uma competição continental. Em 1988, ele fora eliminada na 1ª fase da Libertadores. Já em 2009 caiu nas oitavas

Por outro lado, o Timbu vive momento bem distinto no Brasileirão. O time alvirrubro está afundado na última colocação, com apenas oito pontos, em 13 jogos. Já são quatro partidas sem vitórias, sendo três derrotas. Além disso, o clube tem menos experiência internacional, já que sua única participação neste tipo de torneio foi na Libertadores de 1968, quando caiu na 1ª fase.

Retrospecto
Além de viver um momento favorável e ter uma pequena vantagem na experiência internacional, Sport também tem o retrospecto a seu favor. Afinal, o “Clássico dos Clássicos” já foi disputado por 531 vezes. São 203 vitórias rubro-negras, 154 empates e 175 vitórias alvirrubras.

Disputado desde 1909, o duelo é o mais antigo clássico de Pernambuco, deixando os outros dois duelos que envolvem o Santa Cruz pra trás. Além disso, é o terceiro clássico mais antigo do Brasil, atrás apenas do Clássico Vovô entre Botafogo e Fluminense (1905) e do Grenal (1909)

Desfalque de peso
As vantagens do Leão, contudo, param por aí. Além de contar com um elenco teoricamente mais enfraquecido, já que disputa a Série B, o técnico Marcelo Martelotte ainda contará com importantes desfalques. A começar pelo atacante Marcos Aurélio, artilheiro do time na competição, com 11 gols. Ele sofreu uma lesão na panturrilha. Roger será o substituto.

Quem também será poupado é o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro. Martelotte já confirmou a entrada de Pery na vaga. O comandante rubro-negro ainda promoverá mais uma modificação por opção técnica. Ele vai promover o retorno do meia Camilo na vaga de Patrik Silva.

Durante a última entrevista coletiva, o treinador ressaltou os cuidados que seu time terá com o rápido ataque do Náutico. “Precisamos ter uma atenção muito maior na defesa. Já enfrentamos times sem centroavantes e isso muda nossa forma de jogar”, afirmou.

Dupla do barulho

A principal preocupação de Martelotte é com a dupla de ataque alvirrubra formada pelos velocistas Maikon Leite e Rogério. Os dois jogadores já foram confirmados pelo técnico Jorginho, assim como todo o time que começou atuando na derrota para o Fluminense, por 1 a 0.

Apesar da derrota, o treinador aprovou a atuação do Timbu. Mantendo a formação, ele espera aumentar o entrosamento e começar a dar sua cara ao time. “Estamos tentando fazer o mais simples para errar menos. Entrar com o mesmo time é uma necessidade que temos agora”, explicou.

Se depender das orientações dadas no último treino comandado por Jorginho e pelas declarações de Rogério, a velocidade será mesmo a arma do Náutico. “Temos um time forte do meio para trás. E eu e o Maikon Leite temos muita velocidade. Então precisamos explorar os contra-ataques”, afirmou o atacante.
futebolinterior.com.br



Ficha Técnica
SportxNáutico
Fase
2ª fase
Rodada
Data
20/08/2013
Horário
19h30
Local
Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Árbitro
Sandro Meira Ricci (BRA)

Assistentes
Alessandro Rocha (BRA) e Emerson de Carvalho (BRA)
Sport
Magrão;
Patric, Gabriel, Tobi e Pery;
Rithely, Anderson Pedra, Camilo e Lucas Lima;
Felipe Azevedo e Roger.

Técnico: Marcelo Martelotte


Náutico
Ricardo Berna;
Auremir, João Filipe, Jean Rolt e Eltinho;
Derley, Martinez, Elicarlos e Tiago Real;
Rogério e Maikon Leite.

Técnico: Jorginho



APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário