Image Map

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SÚMULA É COISA SÉRIA. É O DOCUMENTO OFICIAL DA PARTIDA

José Reinaldo Figueiredo, confuso no jogo e na súmula

Mesmo estando em Belém do Pará acompanhando o 33º Congresso da ANAF, não consigo esquecer da arbitragem alagoana.

Estava analisando a súmula da confusa partida que definiu o Santa Rita como a segunda equipe na grande final do Campeonato Alagoano da 2ª Divisão segunda-feira passada lá na cidade de Boca da Mata, observei que o Árbitro José Reinaldo Figueiredo também não foi bem na elaboração do documento oficial da partida.
Desleixo, desatenção ou ainda em processo de tensão pela má arbitragem, principalmente no segundo tempo da partida? Esse resposta não sei responder, mas quem sabe um dia o próprio árbitro explique o que aconteceu no jogo e também na elaboração deste documento.

Vamos aos fatos observando estas fotos da súmula oficial da partida que você pode conferir acessando o site da Federação Alagoana de Futebol, indo em Competições, 2ª Divisão, Semi-final, e sumula do jogo Santa Rita 3 x 2 Penedense representado pelo um S ao lado de um B (Borderô). Fácil não é?

Motivo de atraso no inicio e/ou reinício, e de acréscimos, neste caso o nobre árbitro colocou apenas que acresceu devido as paradas para atendimento e substituição de atletas. E a confusão, no qual chegou a ser agredido? Não se deve relatar como justificativa para acrescer o tempo? Sem contar que a partida ficou paralisada por quase 10 minutos.
Neste caso aqui é estranho e desatencioso não ter lembrado inicialmente que o atleta do Santa Rita tinha recebido cartão amarelo, ele riscou a súmula e depois quando lembrou teve que colocar o nome do jogador por cima, o mesmo fez na página a baixo quando também esqueceu caracterizando o erro. Mas nesta página não tem só este erro. Pergunto: Cadê o cartão amarelo assinalado ao jogador Mendes camisa 9 do Penedense? Neste caso o árbitro esqueceu de marcar um "X", no documento consta apenas que o atacante só levou cartão vermelho. E lembro muito bem deste cartão dado ao atleta mesmo ele estando fora das quatro linhas voltando de um atendimento médico.
Já nesta página o árbitro não esqueceu de marcar que o atacante Mendes do Penedense tivera recebido o cartãozinho amarelo, como podemos constatar com atenção.
E por fim, analisando as imagens da partida podemos chegar claramente a conclusão de que não foi o atleta Sinval que agrediu o árbitro como relatou em súmula, e sim o Victor camisa 4 ou até mesmo o camisa 2 do Penedense que esta mais próximo do apitador do que o zagueiro. Analise e tire suas próprias conclusões.  
Acesse o link das imagens CLICANDO AQUI

Como falei em uma outra oportunidade fica claro o despreparo do árbitro até mesmo na elaboração da súmula do jogo. 

Mas será ele mesmo que irá conduzir a partida final na mesma cidade e do mesmo time que diretamente ou indiretamente a sua arbitragem fez com que a equipe chegasse as finais da competição e também ao acesso da 1ª Divisão em 2014. Um reconhecimento da Comissão de Arbitragem pelos seus serviços prestados ao futebol alagoano. Parabéns CEAF-AL.
APOIO:

4 comentários:

  1. Anônimo8/11/13

    Grande Paulo Lira
    "Queria lhe parabenizar sobre o as grandes reportagens que faz sobre a arbitragem alagoana, mas pelo o que posso ver na súmula do jogo do José Reinaldo, o jogador de numero 9, Silvio Mendes, é o segundo atleta a ser relacionado na comunicação de penalidades, marcado com o X no cartão amarelo e depois o sexto atleta relacionado como expulso. Cartão vermelho direto. Assim entendo que o arbitro da partida pode não ter anotado advertência e expulsão na mesma linha, mas de forma alguma, ele esqueceu de relatar que o jogador de numero 9 foi advertido com o cartão amarelo, aos 14 min do segundo tempo por reclamação. Analisando as imagens da partida, cheguei claramente a conclusão que o arbitro da partida não foi agredido de forma alguma e sim caiu só. Como eu e voce estávamos assistindo o jogo, me surpreende voce nao ter visto o atleta Sirvao ter "peitado" o arbitro assim que o mesmo marcou a infração claríssima em favor da equipe do Santa Rita. -Discordo plemanamente com seus comentários. Boa noite, Paulo Fernando

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/11/13

    NA PAGINA QUE VOCÊ DIZ QUE NÃO TEM O NOME DO ATLETA MENDES,,,, TEM SIM,,,, ESTAR DO LADO DIREITO NA EQUIPE 'B' 2º NOME.... VOCÊ QUE NÃO VIU.... DEIXE DE CRITICAR O ÁRBITRO, ONDE VC DEVERIA CRITICAR ESSA COMISSÃO DE MENTIRINHA, COM ESSE HÉRCULES QUE SÓ SABE PERSEGUIR OS ÁRBITROS E VC NEM FALA DESSE TIPO DE COISA.......

    ResponderExcluir
  3. Bem observado pelo amigo. O árbitro realmente não esqueceu de assinalar o cartão amarelo para o atleta Mendes (9), olhando sua colocação ficou fácil perceber isso, o que não é muito comum. Tenho analisado várias súmulas durante estes anos, por isso não vi. Em relação ao árbitro ter caído sozinho, na imagem vista com calma percebemos que houve realmente um encontrão do Vitor e não do Sinval. Valeu Paulão, não sou o sr. da verdade e gosto muito quando alguém leva a sério o que escrevo. Continue participando amigo, suas opiniões são de grande importância.

    Quanto ao amigo anônimo gostaria de dizer que não percigo ninguém apenas fizemos uma matéria para mostrar os erros cometidos pelo árbitro em uma partida muito confusa, e acho que o amigo deveria acompanhar melhor as matérias do NM, pois o que tenho feito mais aqui quando o assunto é arbitragem é criticar construtivamente as ações desta comissão. Portanto grande amigo anônimo a sua primeira colocação eu até concordo mas a segunda não. Abraço do PL.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/11/13

    parabens senhor lira pela brilhante materia. mande este pseudo arbitro da cbf aprender a confeccionar sumulas, sugira ao presidente da CEAF colocar ele na escolinha. relatar duas vezes o nome do jogador demostra claramente despreparo tecnico burrice uma tremenda redundancia, o proprio documento reserva espaços apenas para marcações de X em duas situacoes. e na sumula o arbitro colocou que foi empurrado. que tentou agredir. então como ele caiu sozinho? como ele escurregou? como nao foi agredido? piada, levou uma peitada do vitor ficou com medo expulsou o sinvaldo. contra as imagens nao a argumentos. tchau senhor lira.

    ResponderExcluir