A Copa Maceió terminou com Murici campeão e ninguém fala mais nisso. Certo? Errado.
Como somos referência em assuntos relacionados de arbitragem, fomos pesquisar em todos os jogos deste 1º turno do Alagoano 2014 e fizemos um estudo de como foi a atuação dos "Homens de Preto" do nosso Estado neste inicio de competição.
Nossos números são baseados no próprio relato dos árbitros na súmula das partidas, documentos oficiais dos jogos.
Preparamos um Ranking, contabilizamos a quantidade de atuações, quantidade de cartões vermelhos e amarelos e uma média geral destas atuações, sem contar um comentário técnico claro e objetivo sobre a participação de cada um neste começo de temporada.
Vamos lá:
1º FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO
Nº DE JOGOS = 06
CARTÕES AMARELOS=29
MÉDIA DE C.A.=4,83
CARTÕES VERMELHOS=07
MÉDIA DE C.V.= 1,16
COMENTÁRIO: O melhor da Copa Maceió, apesar de ter errado na marcação de um pênalti fora da área na partida PENEDENSE x COMERCIAL, nos grandes jogos conseguiu superar-se, exemplo foi uma das semifinais e o 1º jogo da final. Conseguiu manter uma boa performance, inclusive sendo o mais escalado de todos, com excelente preparo físico e técnico, fazendo jus ao escudo da entidade máxima FIFA. Cito aquela máxima: “Quem mais apita, mais está propenso a errar”. Parabéns!
2º CHARLES HEBERT CAVALCANTE FERREIRA
Nº DE JOGOS =04
CARTÕES AMARELOS=21
MÉDIA DE C.A.=5,25
CARTÕES VERMELHOS=02
MÉDIA DE C.V.=0,50
COMENTÁRIO: O mais regular dos que apitaram acima de três jogos. Desde o ano passado encontrou a fórmula de apitar alagoano, inclusive fez uma bela semifinal ASA x MURICI e nos outros jogos não apresentou um erro que chama-se atenção. O mesmo está voando na parte física e técnica, e também vem demostrando grande maturidade. Fazendo também uma excelente Copa do Nordeste, assim como o Chicão.
3º JOSÉ REINALDO FIGUEIREDO
Nº DE JOGOS =04
CARTÕES AMARELOS=18
MÉDIA DE C.A.=4,5
CARTÕES VERMELHOS=01
MÉDIA DE C.V.=0,25
COMENTÁRIO: Seria para mim o segundo colocado, se a sua primeira partida, a de abertura do campeonato não tivesse a marcação equivocada de dois pênaltis inexistentes, principalmente um bola na mão clara, que fora marcada como pênalti na partida MURICI x ASA, conseguiu se recuperar, fazendo uma bela final da Copa Maceió. Cotei até para o clássico.
4º DENNIS RIBEIRO SERAFIM
Nº DE JOGOS = 04
CARTÕES AMARELOS=26
MÉDIA DE C.A.=6,5
CARTÕES VERMELHOS=0
MÉDIA DE C.V.=0
COMENTÁRIO: Manteve uma boa regularidade, assim como o Charles, mas como não fez jogos decisivos, fica com a quarta posição. Uma excelente colocação para ele que vem crescendo na arbitragem alagoana. Só manter o ritmo.
5º FLÁVIO FEIJÓ DE ÔMENA
Nº DE JOGOS =02
CARTÕES AMARELOS=11
MÉDIA DE C.A.=5,5
CARTÕES VERMELHOS=02
MÉDIA DE C.V.=01
COMENTÁRIO: Seu último ano, como na temporada passada quase não apita, fez apenas duas partidas, mas ambas sem problemas, inclusive um grande jogo nas semifinais, entre as equipes do MURICI x ASA, que já decidiram título no nosso estado. Deveria ter mais oportunidades e reconhecimento.
6º GEORGE ALVES FEITOZA
Nº DE JOGOS =02
CARTÕES AMARELOS=08
MÉDIA DE C.A.=4,0
CARTÕES VERMELHOS=0
MÉDIA DE C.V.=0
COMENTÁRIO: O melhor árbitro na temporada 2013, estranhamente vem atuando pouco, sendo esquecido nas escalas, mesmo assim em suas duas aparições, nela destaco a partida PENEDENSE X MURICI, que decidiu a última vaga das semifinais. Se saindo muito bem como é de costume, mas fica com a 6ª posição, devido aos poucos jogos. Espero que atue mais agora no 2º turno.
7º JOSÉ RICARDO LARANJEIRA
Nº DE JOGOS =05
CARTÕES AMARELOS=32
MÉDIA DE C.A.=6,4
CARTÕES VERMELHOS=03
MÉDIA DE C.V.=0,60
COMENTÁRIO: Apesar de ter sido o segundo a atuar mais na competição, quando foi realmente testado, em uma das semifinais SANTA RITA X CORURIPE. Conseguiu desfazer tudo que tinha feito na fase inicial, estava neste jogo, e na ótica da nossa equipe da Gazeta, o mesmo demostrou que não está gabaritado para grandes jogos, faltou tudo, técnica, disciplina e até a parte física ,que é um dos seus pontos fortes, neste jogo também foi para o espaço. PRECISA MELHORAR no segundo turno e fazer valer seu escudo CBF.
8º JOSEVALDO BIZARRIA DE MELO
Nº DE JOGOS =02
CARTÕES AMARELOS=10
MÉDIA DE C.A.=5,0
CARTÕES VERMELHOS=02
MÉDIA DE C.V.=1,00
COMENTÁRIO: Pouco requisitado, em jogos sem nenhuma expressão, destaco o ASA X SANTA RITA que não valia mais nada na última rodada de classificação. Deve ser mais utilizado no segundo turno.
9º JÚLIO CÉSAR FARIAS
Nº DE JOGOS = 02
CARTÕES AMARELOS=08
MÉDIA DE C.A.=4,0
CARTÕES VERMELHOS=0
MÉDIA DE C.V.=0
COMENTÁRIO: Jovem Promissor, se enrolou um pouco na sua estreia, COMERCIAL X CORURIPE, não agradando muito, mas é jovem e tem muito caminho a percorrer.
10º JOSÉ AILTON
Nº DE JOGOS =01
CARTÕES AMARELOS=04
MÉDIA DE C.A.=4,0
CARTÕES VERMELHOS=0
MÉDIA DE C.V.=0
COMENTÁRIO: Grata surpresa, foi escalado apenas uma vez, em partida até dificultosa, CSE x MURICI, e deu conta do recado, mas como atuou apenas nesta oportunidade fica com a 10ª posição. Deverá num futuro ser mais lapidado.
11º RAFAEL CARLOS SALGUEIRO
Nº DE JOGOS =01
CARTÕES AMARELOS=08
MÉDIA DE C.A.=08
CARTÕES VERMELHOS=01
MÉDIA DE C.V.=01
COMENTÁRIO: Para mim um bom árbitro, lembro da final do SUB-20 entre as equipes do CSA x CRB ano passado, que o mesmo atuou muito bem, recebendo nota 9 da equipe da Gazeta, e sem nenhuma justificativa esse rapaz nunca é bem aproveitado. Deveria ter mais oportunidades. Fica na 11ª posição por conta de ter atuando apenas em uma partida, e esta também não valia mais nada, CEO x COMERCIAL.
12º RAFAEL BRUNO LIMA
Nº DE JOGOS =01
CARTÕES AMARELOS=06
MÉDIA DE C.A.=6,0
CARTÕES VERMELHOS=01
MÉDIA DE C.V.= 1,00
COMENTÁRIO: Bom rapaz, até é Aspirante a CBF, mas precisa melhorar muito sua parte disciplinar, trabalhei no seu único jogo CORURIPE X CEO, e apesar da goleada, quase tínhamos um infarto com sua complacência na partida, os jogadores mandavam e desmandavam, o meu companheiro Rommel quase tem um ataque, chegando a questionar sua formação como árbitro. Espero que melhore, pois apresenta condições para isso.
Como vocês
viram amigos internautas, dos 15 árbitros selecionados pela CEAF-AL, foram
designados 12 profissionais, que fizeram um excelente trabalho nesta primeira
etapa da competição, poucas foram as reclamações e questionamentos sobre a
arbitragem alagoana. Façam suas
análises e tirem suas conclusões!
PARABÉNS AOS ÁRBITROS DE ALAGOAS!
PARABÉNS AOS ÁRBITROS DE ALAGOAS!
APOIO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário