Image Map

sábado, 6 de setembro de 2014

IDADE NÃO DEFINE QUALIDADE

O presidente da comissão nacional de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, enviou recentemente para todas as federações, as normas de ingresso de árbitros no quadro internacional da FIFA com intuito de obter sugestões sobre o assunto.
Segundo informações, é pensamento do comando da CA sugerir à FIFA o fim do limite de idade tanto no ingresso como no fim da carreira limitando a participação dos apitadores aos testes físicos. Segundo nossa fonte, a CA entende que limitar em cinqüenta anos a idade máxima do árbitro internacional alem de ser mais justo traria ganhos com a experiência acumulada pelos homens de preto ao longo da carreira.

Estudos recentes mostraram que a limitação de idade em trinta e oito anos no ingresso e quarenta e cinco na aposentadoria não trouxe ganho algum, pelo contrario, tirou do cenário árbitros em boa condições físicas e técnicas como gaúcho Carlos Simon jubilado no ápice da forma física. A medida também se faz necessária devido a falta cada vez mais de bons árbitros para a repor as vagas abertas todos os anos com o mínimo de qualidades.

com Apito Nacional

Muito inteligente e providêncial a solicitação da CA-CBF comandada pelo amigo Sérgio Corrêa a FIFA. Qualificar e ascender os árbitros pela idade é algo muito injusto e incoerente. 
Como tudo vem evoluindo, a preparação física também vem, cada dia mais vemos atletas de alto nível com idades mais avançadas, e com os mesmos rendimentos anteriores. 

Nesta última copa, vimos árbitros de 43, 44 e 45 anos praticamente voando em campo, comprovando que a idade não é fator determinante neste aspecto. Observo vários árbitros aqui no meu Estado e no Brasil, com idades joviais, que não conseguem acompanhar jogadas simples, mal preparados fisicamente. Sem contar que a experiência faz com que os árbitros mais antigos consigam controlar os jogos com maior facilidade, isso eu tenho aprendido durante este tempo que venho acompanhado a arbitragem. Ou seja, não precisamos de árbitros novos ou árbitros velhos. Precisamos sim de árbitros preparados em todos os aspectos, que tenham controle emocional para conduzir as partidas das melhores formas. Idade não define qualidade! Parabéns CA-CBF mais uma vez pela ideia, espero que dê certo.

APOIO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário