Image Map

domingo, 9 de novembro de 2014

A REALIDADE DA ARBITRAGEM ALAGOANA NO PONTO DE VISTA DO NOTÍCIA NA MIRA

Por mais que escute alguns colegas dizerem que a Arbitragem Alagoana está em alta, que agora sim ela está modernizada e que tudo está às mil maravilhas, não consigo concordar com isso, e explico o porque.

Fica difícil achar que um grupo está em alta tendo vivido em todo instante na sombra do escudo FIFA do Chicão, perdido recentemente. Como podemos assegurar que houve um crescimento notável em um fato totalmente isolado? Colocavam nas costas do Francisco a responsabilidade de um contexto geral. E agora sem o escudo? Irão continuar falando que a arbitragem alagoana está em alta? Ou se minhas palavras forem coerentes, agora ela está em baixa. 

A arbitragem alagoana, não se entende em suas entrelinhas a muito tempo, é "Cobra" brigando com "Gato" e dirigentes em discórdia entre si.Uma arbitragem que não tem local adequado para realizar treinamentos ou testes físicos. Um comando centralizado que não delega  deveres aos seus comandados, que vive preocupado com o "eu" e que em algumas vezes interfere nas obrigações dos outros membros da arbitragem. Como por exemplo, o que aconteceu nesta quinta-feira(6) no teste físico da "Escolinha", aquela mesmo que pensei que nunca mais acabaria, que durou uma eternidade. Quando o Presidente da CEAF/AL, segundo vários presentes, orientou que a Instrutora da CBF e proprietária da empresa Avalie, a Professora Eliane de Lima, realizasse o teste físico dos futuros árbitros  com o seguinte tempo: 150 metros um tempo de 40' segundos por 50' segundos de descanso.

Que Protocolo é esse? O Protocolo inventado pelo Presidente da CEAF/AL e Diretor Geral da Escola de Árbitros era tão absurdo que os alunos chegavam na linha para a próxima largada antes dos 40 segundos. Essa situação gerou uma enorme confusão entre os alunos que estavam na pista e os que aguardavam na arquibancada a próxima bateria. Ao perceber que o "seu protocolo" gerou problemas, o Presidente da CEAF/AL procurou jogar a responsabilidade para Eliane. E aos berros e de forma grosseira, se dirigiu até próximo a pista onde se encontrava a Professora Eliane proferindo: 
"Tá errado! Tá tudo errado! Tá tudo errado" . 
Destratando a professora na frente dos alunos lhe atribuindo o ônus da desorganização do teste. 
Não satisfeita com toda aquela cena, a professora se dirigiu até o Presidente da CEAF/AL para lhe mostrar a tabela com os tempos das baterias que o mesmo havia entregue antes do início do teste. Neste momento, de forma desrespeitosa o Presidente deu as costas e se retirou para ir embora. Dizem os presentes que a pacata e tranquila Professora Eliane ficou indignada e em voz altiva proferiu: 
"Seja homem, venha ver a planilha seu ridículo". 
Todos os presentes ficaram chocados com a atitude desrespeitosa do Presidente da CEAF. Mas o que mais chamou a atenção dos presentes foi a atitude da Professora Eliane. Ela está prestando serviços a Federação Alagoana desde 2011. Sempre se mostrou uma profissional dedicada, tranquila e paciente com os desmandos do Presidente no seu trabalho. Trabalho esse que é muito mal remunerado (quando recebe). Porque segundo fontes a Professora trabalha os doze meses do ano e quando recebe é só por dois ou três meses. 

O Notícia na Mira não estava lá, até porque nunca fomos informados das atividades desta escola de forma espontânea, pois sempre quiseram que ficássemos bem longe deste processo, mesmo assim fizemos algumas matérias sobre o assunto que o amigo internauta pode conferir clicando nestes números.  ( 01 )  -  ( 02 )  -  ( 03 ) 
Portanto, se os citados quiserem esclarecer ou até mesmo discordar dos fatos narrados nesta matéria, o espaço estará aberto.


Elias Guedes, Ticiana e Marlon
Quanto a modernização, também não vejo motivos para enaltecer a atual gestão. No cargo há exatamente sete(7) anos, esta CEAF-AL conseguiu apenas um escudo FIFA, certo que um inédito de Árbitro Central, e nada mais. Já a antiga gestão comandada por Sebastião Canuto da Hora, ficou na Comissão por 10 anos e neste tempo obteve dois escudos FIFA de Árbitro Assistente (Ticiana Falcão e José Elias Guedes de Gusmão) e um Árbitro Central Aspirante FIFA (Marlon Reinoldson). E olhe que neste tempo as taxas de arbitragem não eram pagas,  só para se ter uma ideia, ainda tem árbitros que possuem taxas à receber da gestão passada da FAF, não tinham um sindicato operante (apesar de algumas vezes ser conivente com o sistema por ter um Presidente ainda árbitro atuante), nem este mundo cibernético de hoje, nem muito menos o investimento por parte da CBF que se tem nos dias atuais. A realidade era outra.
É público e notório que o escudo FIFA em um árbitro central é muito mais badalado, mas para uma Comissão o que importa mesmo é que represente sua CEAF e seu Estado, sem contar que na época, José Elias fez várias partidas das Eliminatórias Sul-americana para a Copa do Mundo FIFA, Taça Libertadores da América e um amistoso da Seleção Brasileira contra a Argentina levando o nome de Alagoas e de sua CEAF para o mundo todo ver, assim como Francisco Carlos também representou sua terra fazendo vários jogos como 4º árbitro na Libertadores, e também mundo a fora quando participou de um torneio internacional de seleções sub-20 na França, e não podemos esquecer o amistoso entre Croácia e Austrália que se preparavam para a Copa do Mundo FIFA 2014 realizada aqui no Brasil.
Contra fatos não há argumentos! Então não vejo o porque de tanto enaltecer que a arbitragem alagoana hoje esta tão modernizada assim. Pelo contrário, estou mesmo é muito preocupado com o futuro da arbitragem alagoana, e isso já vem de muito tempo. (Acompanhe uma matéria que fiz em Setembro de 2013 que retrata bem isso que estou colocando - CLIQUE AQUI Temos um quadro atual que precisa muito melhorar seu
nível social, psicológico e físico, do técnico não quero nem falar. E principalmente agora que perdemos o Árbitro CBF Flávio Feijó (Aposentou-se por idade), Silvio Acioli e provavelmente a saída de George Alves Feitoza (que de uma certa forma foi excluído pela CEAF/AL do processo desde o inicio do ano, assunto esse que também já tratamos aqui no NM, assunto esse que tem a ver com perseguição ). Sem contar que precisamos levantar a alto estima do Chicão após a perda do escudo FIFA e fazer com que ele volte a se destacar no cenário Nacional.
Francisco Carlos do Nascimento, nosso Árbitro FIFA por três temporadas

Essa é minha opinião sobre a atual situação da arbitragem alagoana, infelizmente.
E antes que algum companheiro me ligue, como aconteceu em outrora, para prestar solidariedade deste "embate" com o Presidente Hércules Martins, gostaria de agradecer o corporativismo, mas também re-afirmar que não temos nenhum problema pessoal com o mesmo, nem muito menos lutamos para tira-lo do poder, como muitos cochicham nos bastidores do rádio alagoano, o que dirá ser frustado por não ter sido árbitro, profissão que graças a Deus não tenho vocação, apenas procuramos com as nossas matérias de arbitragem mostrar para o mundo esportivo o que realmente acontece, sem mirabolantes e fantásticas fábulas que não condizem com a realidade dos fatos. 
Espero que coisas que ainda acontecem hoje em dia na nossa arbitragem, não venham mais acontecer e que possamos discutir arbitragem de uma forma mais abalizada, com fatos verídicos e um acompanhamento mais de perto, assim como o Notícia na Mira faz.

"Não é preciso mostrar beleza aos cegos, nem dizer verdade aos surdos. Basta não mentir pra quem te escuta, nem decepcionar os olhos de quem te vê! As palavras nos conquistam temporariamente, mas as atitudes nos ganham ou nos perde para sempre…"
 (Fernando Gonzales)
APOIO:

3 comentários:

  1. Anônimo10/11/14

    É FATO QUE NA ARBITRAGEM ALAGOANA TEM UM COMANDANTE QUE É PERSEGUIDOR E VINGATIVO,, POIS QUANDO FIZ PARTE DESTE GRUPO COM ESTE PRESIDENTE QUE AI ESTAR, SEMPRE PERSEGUI O GRUPO ATÉ OS DIAS DE HOJE,, E OLHE QUE JÁ FAZ CINCO ANOS QUE SAI DE LÁ,,,. MUITOS ÁRBITROS BONS SAÍRAM POR CAUSA DESTE PRESIDENTE CENTRALIZADOR E PERSEGUIDOR COMO: ALEXANDRE SANTOS, PUGLIEZE, AURÉLIO, JOSE ARTUR, JAILSON SANTOS, CARLOS ANDRÉ, CLÁUDIO VILELA, SANTOS (68), SILVIO ACIOLI E AGORA GEORGE FEITOSA ENTRE OUTROS,,,, ESTE ULTIMO É QUE FIO O PIOR,,, POIS COMO É QUE UM ÁRBITRO É O MELHOR DO ANO DE 2013, E EM 2014 NÃO FOI ESCALADO PRA NENHUM JOGO?... QUERO DIZER QUE DOS QUATRO ANOS QUE ESTOU FORA, NADA MUDOU,,,,

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/11/14

    o noticia na mira consegue enxergar a arbitragem alagoana melhor que qualquer outra pessoa. a maneira como esta comissão trata os seus árbitros é um absurdo. agora sobrou até pra professora eliane.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/11/14

    KKKKK. A ESCOLA DO PROFESSOR RAIMUNDO NÃO ACABA NUNCA. O CURSO COMEÇOU EM 2013 E VAI ACABAR EM 2015.

    ResponderExcluir