Faltando pouco mais de um mês para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Prefeitura do Rio divulga nova galeria de fotos do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. O local, considerado o coração do evento e palco de 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas, já está ganhando o visual com que vai receber os melhores atletas do mundo a partir de 6 de agosto, o primeiro dia de competições após a Cerimônia de Abertura, na véspera. As obras no Parque Olímpico alcançaram 99% de conclusão. Também já é possível ver estruturas provisórias como a MegaStore do Comitê Rio 2016, as grandes tendas de apoio às instalações esportivas e a da piscina de aquecimento do Estádio Aquático.
Domingo passado, a prefeitura entregou ao Comitê Rio 2016 a única instalação que faltava, o Velódromo. Além desta arena e do Estádio Aquático, o Parque Olímpico abriga o Centro de Tênis, a Arena do Futuro, as três Arenas Cariocas, o Centro Internacional de Transmissão (IBC), o Centro Principal de Imprensa (MPC) e o hotel. No Centro de Tênis, a montagem das arquibancadas temporárias da arena de 5 mil lugares está em fase avançada. A instalação vai abrigar também o tênis paralímpico e o futebol de 5.
O Parque Olímpico foi construído por meio de duas parcerias. A Parceria Público-Privada (PPP), entre a prefeitura e a concessionária Rio Mais, permite a construção e manutenção (por 15 anos) da infraestrutura do Parque Olímpico, das Arenas Cariocas 1, 2, e 3, do MPC, do IBC, do hotel e da infraestrutura da Vila dos Atletas, que também foi erguida na Barra. Para viabilizar a construção das demais instalações – Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo e Arena do Futuro –, a prefeitura assinou um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal. A União aportou os recursos e o município, por meio da RioUrbe e da Empresa Olímpica Municipal, foi responsável pela execução das obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário