O CSA aposta no retorno do executivo comercial Ricardo Lima para aumentar as receitas do clube em 2021. O profissional está de volta ao Azulão e tem pela frente o desafio de superar a crise causada pela pandemia para melhorar o lado financeiro.
Em conversa com o ge/AL, Ricardo disse como está encarando esse retorno ao CSA.
- Primeiro, agradeço ao presidente Rafael. Em segundo, aos torcedores que sabem que eu tinha deixado um legado no clube e torciam pela retomada desse trabalho iniciado na minha primeira passagem.
Ele disse como está sendo, na prática, esse trabalho de captação de receitas.
- Eu digo que é uma reconstrução de um trabalho. Primeiro, estamos tratando das renovações de contrato com os parceiros que estavam no clube ou que saíram durante o período em que eu não estava. Estamos oferecendo boas condições para manter essas parcerias, sabemos que 2021 não será um ano fácil, a pandemia ainda não acabou, mas tenho certeza que teremos êxitos nesses contatos com os parceiros e outros que queiram investir no clube.
Ricardo Lima falou como pretende superar essa incerteza causada pela pandemia do novo coronavírus.
- Neste ano, vamos atacar na questão de produtos licenciados. Inclusive, já contatamos uma empresa que trabalha com os principais clubes do Brasil, e novidades vão surgir ao decorrer desse ano. Uma delas é o chip de telefonia móvel. O contrato desse produto deve ser assinado nos próximos dias, mas esse é apenas um produto para exemplificar a situação dos produtos licenciados. Com o torcedor adquirindo esse produtos e outros mais, o CSA só tem a ganhar pois tem direito a um percentual da venda..
O executivo comercial do CSA citou modelos que deram certo em outros clubes do Nordeste.
- Eu vejo que clubes como Bahia, Ceará, Fortaleza, são clubes aqui do Nordeste que investiram em ações e essas ações deram certo do ponto de vista financeiro. Então, digamos que a fórmula já está aí, é muito trabalho, é inovar, buscar sempre as inovações, não adianta a gente querer que o torcedor invista se não houver a inovação - afirmou, destacando que já pretende uma novidade que pode causar impacto para o torcedor azulino.
- Adianto que planejamos uma camisa popular, que seja desenhada e escolhida pelo torcedor em concurso e também, seja utilizada pelos jogadores, como uniforme de jogo, com a diferenciação de preço para quem é sócio-torcedor.
Se por um lado, o clube precisa buscar novidades; por outro, Ricardo explica que é preciso também ter uma contrapartida do torcedor.
- Precisamos que o torcedor entenda que o clube precisa dele, ainda mais nesse momento de pandemia. Eu costumo dizer que o sócio-torcedor é o maior patrocinador do clube. Temos em mente que o clube também precisa abraçar o seu torcedor.
Patrocinador master
Ricardo Lima contou também ao ge/AL como o CSA trabalha em busca de um patrocinador master.
- Feito primeiro esse trabalho de renovações, nos vamos buscar um patrocinador master. Já temos algumas conversas em andamento, uma empresa já demonstrou interesse e deve começar as tratativas com o clube depois do carnaval, mas ressalto que nesse momento a prioridade são as renovações dos contratos, de busca do sócio-torcedor e das campanhas como a Timemania - falou.
- Precisamos dar atenção ao nosso sócio-torcedor, esse sim é o nosso patrocinador master. Claro que posteriormente virá, de fato, um patrocinador master para estampar nossa camisa, mas precisamos da receita do sócio-torcedor, que sempre nos ajudou nos últimos anos e fez com que o clube chegasse a patamares maiores.
NM com Denison Roma
Foto: Ascom CSA
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