Contratar jogadores é uma das principais funções do executivo de futebol de um clube. Hoje, quem responde pelo cargo no CSA é Felipe Ximenes, ex-Santos e Avaí. Com a janela de transferências fechada até 18 de julho, o clube avalia o momento do elenco, observa carências, antes de voltar ao mercado.
Ximenes explicou em entrevista ao ge como ele trabalha a contratação de um atleta. Segundo o executivo, todo o processo exige cuidado.
“Além de ele ser complexo e multidisciplinar, a única coisa que você tenta ao fazer uma contratação é que se minimize erros”
- A contratação de um jogador que tenha uma boa performance na temporada anterior não é garantia nenhuma de que ele vai ter uma boa performance na próxima temporada.
Ximenes detalhou os critérios que leva em consideração para contratar um jogador, começando pelos aspectos financeiros e pensando também no lado técnico-tático. O executivo aponta que o futebol moderno não permite mais que o clube gaste o que não pode.
- Antes de mais nada, viabilidade financeira da contratação, segundo, a situação contratual do atleta que você pretende contratar, terceiro, a carência que você tem dentro do elenco, o quarto, se você tem algum atleta em categoria de formação que pode preencher aquela vaga para não trazer um jogador que você já tenha e não possa expor o que é formado dentro do clube.
O diretor do CSA apontou também outros fatores, como histórico de lesões e os de análise de desempenho, que precisam ser levados em consideração. Para isso, ele conta com a ajuda dos setores específicos que, segundo Ximenes, fazem parte do seu organograma do departamento de futebol.
- Uma avaliação do departamento de pesquisa e mercado, uma pesquisa profunda do histórico de lesões daquele atleta.
Por último, Felipe Ximenes citou ainda a importância da relação entre os jogadores do elenco com o atleta a ser contratado.
- Coisas que pouca gente presta atenção: será que esse jogador que você está querendo contratar já jogou com jogadores que estão aqui? Será que eles têm algum tipo de desavença? Ou seja, são muitas coisas que envolvem uma contratação. E aí eu penso que, a tomada de decisão ela precisa antes de mais nada, ouvir todos os departamentos envolvidos e depois, o diretor de futebol, com o nome definido, tente viabilizar a contratação.
NM com GE
Foto: Leonardo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário