A partida do CRB contra o Cruzeiro, pela 11ª rodada da Série B, registrou uma situação curiosa quando o assunto é suspensão por cartões.
Zagueiro regatiano, Wellington Carvalho começou o jogo com um cartão amarelo, que recebeu contra o Novorizontino, pela primeira rodada da Série B. Diante do Cruzeiro, o defensor tomou um amarelo, aos 27 minutos do primeiro tempo, e, na segunda etapa, aos 32', levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. Foi expulso de campo.
Com os dois amarelos e o vermelho aplicados no Mineirão, somados ao primeiro cartão da série, tomado contra o Novorizontino, ficou a pergunta: como funciona o critério de suspensão para a sequência do Brasileiro? O ge ouviu o assessor de arbitragem da CBF, George Alves Feitoza, que detalhou a situação:
- No caso do Wellington Carvalho, como o cartão vermelho foi aplicado de forma indireta, ou seja, houve a aplicação de um segundo amarelo naquele jogo para só então ele receber o cartão vermelho, esse vermelho, digamos assim, zera os dois amarelos aplicados naquele mesmo jogo e ele continua com um cartão que já tinha de uma partida anterior. Daí, ele cumpre apenas uma partida de suspensão pela expulsão - explicou George, acrescentando outra possibilidade:
- Agora, se ele tivesse recebido um cartão amarelo e, na sequência do jogo, o vermelho de forma direta, sem a aplicação de um segundo amarelo, esse amarelo da partida em disputa continua na contagem da série dele. Ele cumpriria suspensão pelo vermelho e já teria dois cartões amarelos contabilizados para sequência do campeonato.
Voltando
- Tinha um amarelo antes do jogo e recebe vermelho direto > O amarelo acumula e o atleta cumpre um jogo de suspensão automática (por ter sido expulso, o caso também vai a julgamento).
- É expulso ao receber o segundo amarelo > Ele vai cumprir suspensão automática pela expulsão e manter o número de amarelos que tinha antes de começar a partida.
- Tinha dois amarelos antes do jogo, recebe amarelo e depois leva o vermelho direto > Ele vai cumprir dois jogos de suspensão automática.
- Tinha dois amarelos antes da partida, recebe dois amarelos e é expulso > Cumpre uma partida de suspensão automática e continua "pendurado" com dois amarelos.
- Depois de receber três amarelos na mesma competição, o atleta cumpre um jogo de suspensão automática e "zera" os cartões quando voltar da punição.
- Todas as vezes que o atleta for expulso ele cumpre um jogo de suspensão automática e também vai ser julgado, podendo ter a punição ampliada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário