Na manhã desta terça-feira (1º), dirigentes dos clubes alagoanos e da Federação Alagoana de Futebol (FAF) se reuniram para o Conselho Arbitral do Campeonato Alagoano e da Copa Alagoas da próxima temporada. Após um longo encontro, ficou definido que o Estadual seguirá a mesma fórmula de 2022, com oito equipes se enfrentando em turno único, além de a segunda fase ser realizada em mata-mata. O evento aconteceu no Five Sports Bar, no Maceió Shopping, bairro Mangabeiras, em Maceió.
O Estadual está programado para começar no dia 11 de janeiro, cerca de uma semana após a primeira fase da Copa do Nordeste. O campeonato iniciará um pouco mais cedo por conta da Copa do Mundo, que adiantou algumas datas.
O evento contou com as presenças do presidente da FAF, Felipe Feijó, além do diretor de competições Luciano Sampaio, e Charles Hebert, da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj).
Os participantes da próxima edição do Campeonato Alagoano são: ASA, CRB, CSA, Murici, CSE, Cruzeiro, Desportivo Aliança e Coruripe. Todos os clubes irão se enfrentar na primeira fase, apenas uma vez. Os quatro primeiros avançam para as semifinais, as quais serão realizadas em duas partidas, assim como a grande final. O critério de rebaixamento também foi mantido. Com isso, o lanterna da primeira fase estará rebaixado para a Segunda Divisão.
A grande diferença para 2023 é que não haverá mais a disputa pelo terceiro lugar. Assim, serão economizadas duas datas. A Seletiva para a Copa do Brasil, por outro lado, segue normalmente. Os times chegaram a votar para a volta do benefício dos resultados iguais no mata-mata, entretanto, após votação entre os dirigentes, a ideia foi negada.
Sem a disputa para o terceiro lugar, ganhará este título o time com mais pontos somados em todas as fases do Alagoano. Este time disputará a terceira vaga na Copa do Brasil contra o campeão da Copa Alagoas.
Por conta das campanhas neste ano, CRB, CSA, ASA e Murici farão quatro partidas como mandantes na primeira fase de 2023, enquanto CSE, Cruzeiro e Aliança serão mandantes três vezes.
Uma questão que foi levantada durante o conselho foi o aumento de número de equipes, de 8 para 10 clubes. Entretanto, o presidente da FAF, Felipe Feijó, mostrou-se contrário a medida. Em papo com a Gazetaweb, Feijó deixou claro que o atual formato vem favorecendo ao crescimento do campeonato.
"Eu falo muito com as equipes que a diminuição de 10 para 8 equipes gerou uma valorização na Segunda Divisão que vinha desvalorizada por alguns anos e a gente tem conseguido construir duas divisões fortes. A gente tem tornado a Primeira Divisão um ambiente, de fato, para aqueles que estão melhores posicionados no cenário de maneira geral. Não é uma situação onde todos podem jogar, então, acaba aumentando o nível de todo mundo. Particularmente, acho que tem surtido efeito, é visível nossos desempenhos nos campeonatos nacionais e que a gente consegue gerar mais receita a cada ano para a competição", argumentou.
Outra questão abordada pela reportagem, foi o fato do fim da disputa de terceiro lugar. No campeonato de 2022, o CSA acabou se enrolando com as datas e precisou fazer dois jogos em dois dias.
"A gente parte o ano com uma disposição das datas, onde não haverá problema. Porém, como uma forma de prevenir, a gente vai eliminar os dois jogos do 3º e 4º (disputa de terceiro lugar) e ficaria só com duas datas da seletiva, aí, não correria nenhum tipo de risco [de choque de datas]", disse Felipe
Os clássicos
Como haverá apenas um turno na primeira fase, os clássicos envolvendo ASA, CRB e CSA tiveram seus mandos de campo dirigidos, para que nenhuma equipe mantenha algum tipo de vantagem. Por conta disso, o Galo será mandante contra o Azulão. Porém, o clássico ASA x CRB será em Arapiraca.
Copa Alagoas
A FAF também confirmou que a Copa Alagoas terá a participação dos times da Segunda Divisão. Além disso, em nome do seu presidente, Omar Coêlho, o CSA confirmou a sua participação, provavelmente com um time alternativo.
Ou seja, além das equipes da elite, Zumbi, Jaciobá, Penedense, FF Nova Cruz, CEO, Miguelense e Dínamo estarão na Copa AL. Maiores detalhes sobre o torneio devem ser divulgados até esta sexta-feira (4). Entretanto, o formato segue o mesmo, com dois grupos divididos igualmente.
NM com Guilherme Magalhães
Foto: Ailton Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário