Neste sábado (20), ASA e Cruzeiro farão o quinto Dérbi Arapiraquense da história. Porém, os quatro confrontos anteriores já trouxeram um clima de rivalidade e jogos muito disputados. Tanto que, no retrospecto geral do confronto, nenhuma das equipes possui uma vantagem muito grande.
Lembrando que o atual Cruzeiro não é o mesmo que foi fundado em 1983. Ou seja, só contam os duelos de 2019 para cá. Até aqui, Alvinegro e Estrelado só fizeram partidas pela Copa Alagoas e Campeonato Alagoano. São duas vitórias do Fantasma contra uma do Urso, além de um empate.
Em 2022 aconteceram os dois primeiros jogos. Em fevereiro, o Cruzeiro bateu o Gigante, por 2 a 1, pela Copa AL, no qual o Urso terminou campeão. Na Copa AL, os clubes ficaram no empate por 0 a 0.
Já em 2023, a história mudou. O Cruzeiro perdeu seu pequeno tabu contra o ASA, já que o Fantasma venceu as duas partidas que fizeram neste ano. Pelo mesmo Alagoano, o Alvinegro venceu, por 2 a 1, com gols de Lúcio Maranhão e Anderson Feijão. Adílio fez o único gol cruzeirense.
Poucos dias depois, os times realizaram outro Dérbi, mas pela fase de grupos da Copa Alagoas. Dessa vez, o placar foi mínimo: 1 a 0 para o ASA, com gol de Didira. Tanto em 2022, quanto em 2023, os clubes estiveram próximos de realizar a final da Copa AL. Em 2022, o ASA caiu nas semis. Neste ano, foi a vez de o Cruzeiro cair nas semis.
O quinto Dérbi Arapiraquense acontece neste sábado, dia 20, às 17 horas, no Coaracy da Mata Fonseca, pela Série D do Brasileiro, com mando alvinegro. Lembrando que ainda haverá um sexto embate, no segundo turno da Série D.
NM com Guilherme Magalhães
Foto: Ascom ASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário